07/11/2023 14h33

Setur apresenta ações do Programa de Regionalização no Rio Grande do Norte

A Secretária do Turismo (Setur), por meio da Gerência de Gestão Turística, participou, no último mês, do Seminário de Encerramento da Consultoria em Estruturação e Fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais - IGR’s do Rio Grande do Norte. O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo daquele Estado e reuniu prefeitos, gestores municipais de turismo e representante das 11 instâncias de governança regionais de turismo potiguares.

O gerente de Gestão do Turismo do Espírito Santo e Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), Murilo Vago, apresentou as ações que o Estado tem desenvolvido em torno do PRT a convite da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte. Entre as ações apresentadas estão: o Edital de Fomento ao Turismo Regional, a Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo, o processo de Certificação das IGRs, o retorno da Feira dos Municípios, o Programa Cidade Empreendedora - Eixo Turismo executado pelo SEBRAE, além de outras iniciativas de chamamentos públicos que a secretaria conta, como o Edital de Eventos, o Edital de Fantour, PressTrip e Road Show, além do Programa de Qualificação para o Turismo.

Durante o evento, também foi apresentado o projeto de Lei da Política Estadual de Turismo do Espírito Santo que atualmente tramita na Assembleia Legislativa.

O secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, ressaltou a importância do intercâmbio entre os Estados. “Recentemente recebemos o prefeito de Gramado, que contou sua experiência no turismo e agora, apresentamos nossas ações no Rio Grande do Norte. Essas trocas de informações são muito importantes, pois são geradoras de conhecimento”, disse.

Murilo Vago também falou sobre a participação no evento. “Apresentamos o panorama do Espírito Santo sobre regionalização. Estamos com 70 municípios no Mapa do Turismo, o maior percentual do país, e das 10 regiões turísticas existentes, sete encontram-se instituídas como OSCs e duas representadas por Consórcios”, completou.

O evento contou também com a participação de representantes dos Estados da Paraíba e de Alagoas.

Tati Beling

(27) 3636-8009 / 98141-8888