Setur apresenta conquistas e desafios do turismo em Muqui durante semana do Dia Mundial do Turismo

Em celebração ao Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta quarta-feira (24), a Secretaria do Turismo (Setur) realizou, nesta segunda-feira (22), visita ao Centro Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Técnico (CEEFMTI) Senador Dirceu Cardoso, localizado no município de Muqui. O objetivo da visita foi apresentar os desafios enfrentados e as conquistas obtidas no fortalecimento do turismo local.
A cidade de Muqui integra a Região Turística dos Vales e Café, localizada no sul do Espírito Santo, ao lado dos municípios de Mimoso do Sul, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua.
O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, foi recepcionado pelo secretário municipal de Turismo e Cultura, Anderson Colucio Muchuli, pelo diretor do CEEFMTI Senador Dirceu Cardoso, Adelmo Almeida Silva, e o professor Cláudio José.
Durante sua apresentação, o secretário Victor Coelho destacou as iniciativas para valorizar ainda mais o potencial turístico da região.
“Muqui é a Capital Estadual da Cultura, com manifestações vivas como o maior Encontro de Folias de Reis do País e o autêntico Carnaval do Boi Pintadinho. É um pilar fundamental da identidade cultural e histórica do Espírito Santo, com o seu sítio histórico, de 186 imóveis tombados, sendo o maior do Estado. São narrativas em pedra e cal que contam a história do ciclo do café, da riqueza e da cultura que moldaram nossa região. E este patrimônio atrai turistas em busca de experiências únicas, gerando renda para o comércio, a hospedagem e a gastronomia, diversificando a economia local, que vai muito além do setor primário”, pontuou Victor Coelho.
Mapa do Turismo
“Estar no Mapa do Turismo não é apenas um selo, é a chave que abre portas. É a condição para acessar recursos estaduais e federais, participar de editais, receber apoio para promoção e, o mais importante, ser visto. É ser colocado na rota dos investimentos, dos pacotes turísticos e do olhar dos viajantes. É o que transforma Muqui de um segredo bem guardado em um destino consolidado no roteiro capixaba”, ressaltou o secretário.
Avançar
“Ainda temos muito o que avançar. Precisamos melhorar a sinalização, acessibilidade e os serviços para receber cada vez melhor nossos visitantes, além de capacitar mais guias turísticos e profissionais do setor para oferecer um serviço de excelência que valorize nossa história. E trabalhar para que o turismo não seja só nos eventos, mas durante o ano todo, explorando também nosso potencial de ecoturismo na Serra da Morubia e nosso roteiro de cafés. Muqui não é só passado. É também futuro. E os desafios são grandes, mas o potencial é maior ainda. Muqui merece seu lugar e juntos vamos garantir que esse lugar seja de destaque”, completou Coelho.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Paula Bourguignon
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br