15/09/2021 19h19 - Atualizado em 16/09/2021 10h35

Setur apresenta cronograma de capacitações em reunião com 50 municípios presentes

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, realizou, na tarde desta quarta-feira (15), uma reunião com lideranças do turismo e gestores públicos. Participaram da reunião 50 municípios do Estado. Na oportunidade, foi apresentada a agenda de capacitações oportunizadas, por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

São três as capacitações disponibilizadas: oficina “Oportunidades e Desafios para a Gestão de Turismo”; capacitações e workshops em marketing digital para destinos turísticos e qualificação sobre Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSCs); e elaboração de projetos e celebração de parcerias.

As oportunidades de formação são organizadas pela Setur, por meio da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur). “Estamos atendendo à demanda dos gestores, oportunizando estes momentos de encontro, aprendizado e qualificação. A oficina de marketing digital, tão importante para a divulgação de nossos atrativos, será ofertada virtualmente para todos os municípios capixabas, destacou Lenise Loureiro.

O superintendente do Sebrae no Espírito Santo, José Eugênio Vieira, destacou a importância desta união do setor. “Nosso Estado tem diferenciais que nos permitem competir com qualquer outro destino turístico e esta união de forças na troca de conhecimentos nos torna mais fortes”, frisou.

Oportunidades

Atendendo em todo o Estado, por meio do Sebrae, o consultor Richard Alves ministrará oficina “Oportunidades e Desafios para a Gestão do Turismo”, dirigida a gestores, empreendedores e membros de conselhos municipais de Turismo bem como instâncias de Governança. Os encontros acontecem a partir do dia 30 e as inscrições podem ser feitas, por meio do site www.labturismo.ecom.br/turismoes

A partir de outubro acontece, de forma virtual, os encontros sobre Marketing Digital que serão ministrados pela consultora Jeanine Pires. Haverá uma palestra inicial aos interessados e, na sequência, as aulas virtuais, reunindo os interessados por regiões turísticas. O foco será a formação para o bom uso das ferramentas digitais na promoção dos destinos turísticos.

Marco Regulatório

Por meio de contrato com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), duas formações estão previstas. Tem início nesta semana a capacitação "Instrumentos legais para fomentar o turismo – uma abordagem prática da Lei nº 13.019/2014". Os encontros serão realizados em polos. O primeiro acontece em Vila Velha de 20 a 22 de setembro. Posteriormente haverão em Nova Venécia, Marilândia e Castelo.

A partir de novembro serão realizadas as oficinas "Elaboração de Projetos para Celebração de Parcerias com OSCs". Os encontros têm início em novembro e também serão realizados em polos, reunindo os representantes.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz