08/12/2015 15h42 - Atualizado em 11/02/2016 17h15

Setur assina convênio com prefeitura de Vila Velha para reforma do Farol de Santa Luzia

Foto: Divulgação

A capital histórica do Espírito Santo, Vila Velha, terá mais um atrativo histórico e cultural aberto para visitação turística. O Farol de Santa Luzia, construção do século XIX, localizado na Praia da Costa, será estruturado para receber turistas que poderão conhecer o monumento arquitetônico e apreciar a vista estratégica da baía da Vitória.

Foi assinado na tarde desta terça-feira (08), o convênio entre o Governo do Estado, por meio da secretaria de Turismo e a Prefeitura de Vila Velha, para a reforma e estruturação do Farol de Santa Luzia para visitação pública. O processo teve início no dia 13 de julho, quando foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos, primeiro passo para a reabertura do Farol.

De acordo com o convênio, a Secretaria de Estado de Turismo vai repassar R$ 148 mil para a Prefeitura de Vila Velha, para as obras de adequação do espaço para visitação, como acessibilidade, sinalização e segurança. Em seguida, a Prefeitura inicia o processo de licitação para escolha da empresa que executará a obra. A expectativa é de que o farol seja reaberto no primeiro semestre de 2016.

O secretário de turismo, José Sales Filho, destacou a importância dessa parceria e comentou sua alegria em realizar esse projeto. “É uma felicidade poder participar desse momento, importante para o município, que é o a capital histórica e turística capixaba, e também para o Estado, que terá mais um ponto turístico importante aberto para os visitantes. Espero que essa seja a primeira de várias ações que possamos fazer junto à prefeitura”, acrescentou.

“Cada envolvido neste ato deu sua contribuição de esforço para que o projeto se tornasse realidade. Mesmo com a crise econômica estamos cumprindo com nossos deveres e concretizando novos projetos. Agora vamos prosseguir com os trabalhos para reabrir o Farol”, enfatizou o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, sobre a importância do apoio de recebeu do Governo e da equipe da prefeitura.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, Jader Mutzig, agradeceu o Governo do Estado e a Marinha pelo apoio e esforço. “O Farol está em pleno funcionamento, e além de sua função principal, orientar os navios que chegam à Baía de Vitória, poderemos viabilizar que monumento arquitetônico, cultural e turístico seja visitado e compartilhado por todos”, explicou.

História - O Farol de Santa Luzia, localizado na Praia da Costa foi construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 e inaugurado em 1871, sendo sua iluminação inicial a querosene. Com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas hoje é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

imprensaturismoes@gmail.com