06/12/2021 11h57 - Atualizado em 06/12/2021 14h26

Setur convida artistas para conhecer edital sobre intervenção artístico-Urbana no Centro de Vitória

A Secretaria de Turismo (Setur) realiza nesta terça-feira (07), às 16 horas, na CDL Vitória, um encontro com interessados em participar do concurso para seleção de proposta de “Intervenção Artístico-Urbana” na fachada do Edifício Humberto Gobbi, no Centro de Vitória. O objetivo é apresentar a proposta de edital aos interessados. O concurso será regido pela Lei Federal 8.666/93 e suas alterações.

Esta é mais uma ação de promoção do destino Espírito Santo. O concurso prevê a escolha de uma proposta de intervenção a ser realizada na fachada do edifício localizado na entrada sul da Capital. Poderão participar pessoas jurídicas, assim como coletivos de artistas. A proposta vencedora implantada receberá como prêmio o valor de R$ 170 mil reais.

O tema é “Patrimônio Capixaba” devendo contemplar referências históricas e culturais que remetam à identidade capixaba. A implementação desta Intervenção Artístico-Urbana visa a contribuir de forma diretamente associada ao fortalecimento da identidade capixaba e na promoção e qualificação “Descubra o Espírito Santo”. “A iniciativa vem ao encontro da campanha promocional "Capixabear" que tem como objetivo estimular o sentimento de pertencimento pelo nosso Estado, evidenciando atrativos, nossa história, cultura e gastronomia”, destaca a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro”.

A secretária enfatiza que a localização e as características do Edifício Humberto Gobbi, que conta com painel de 1.600 metros quadrados, com ampla possibilidade de visualização, a partir de pontos de vista de curta, média e longa distância, favorecem este tipo de ação promocional. “Esta é uma das principais entradas da cidade e uma arte valorizando nosso Estado naturalmente trará mais beleza para o local e deverá se tornar mais um espaço para fotos e, consequentemente, divulgação de nossos atrativos turísticos e dos nossos artistas”.


Regras


A proposta de intervenção artístico-urbana deverá contemplar Plano de Acessibilidade Cultural, permitindo acesso de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida às respectivas intervenções, em acordo com as possibilidades individuais da obra, podendo ser utilizado recurso de aplicação do QRCoude com informações sobre a intervenção artístico-urbana.

A identificação da arte deverá conter inserção de logomarca de publicidade do “Descubra o Espírito Santo” e não poderá fazer referências a marcas ou produtos comerciais, nem conter referências ou mensagens de cunho pornográfico, racista, preconceituoso, ilegal ou ofensivo a grupos religiosos, políticos, étnicos ou culturais.


Propostas

As propostas deverão apresentar memorial descritivo, plano de acessibilidade cultural e registros gráficos/visuais da proposta de intervenção. Já o memorial descritivo da proposta deverá conter: título, apresentação da proposta, concepção artística, referências históricas e culturais, justificativa, objetivos a serem alcançados, materiais e sistema construtivo adotados e cronograma de execução, considerando prazo máximo de 90 (noventa) dias corridos da assinatura do Termo de Execução e sinopse da proposta.


Avaliação das Propostas


Serão requisitos para avaliação a clareza e objetividade na apresentação da proposta, caráter inovador e relevância conceitual e concepção artística sendo classificadas as propostas que alcançarem no mínimo 80% da pontuação máxima possível. 


As propostas deverão ser entregues na sede da Secretaria de Turismo, conforme as regras que serão indicadas no edital, em até 45 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado. Após a conclusão da seleção, o proponente vencedor deverá firmar Termo de Execução de Intervenção Artística com a Setur, tendo 90 dias para a execução da arte.

Ao assinar o Termo de Execução de Intervenção Artística o proponente assume todas as reponsabilidades decorrentes da realização da proposta, incluindo custeio e aquisição de materiais, alimentação, transporte, combustível, hospedagem, equipamentos (locação, carregamento, montagem, desmontagem etc.), pró-labores, licenciamentos, registros de responsabilidade técnica, dentre outros.

A arte implantada terá permanência no espaço por, no mínimo, cinco anos após a sua conclusão.

Os interessados em participar do encontro devem fazer sua reserva por este link:  https://bit.ly/3Eti1ic

Serviço: 

Dia 07 de dezembro (terça-feira)

Horário: 16h

Local: CDL Vitória - Edifício dos Lojistas – Avenida Governador Bley, 155 – Centro – Vitória/ES

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636.8006 / 998051308

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard