03/11/2021 18h08

Setur dialoga com vereadores sobre retomada econômica nos municípios

A Secretaria de Turismo (Setur), em Vitória, recebeu, nesta quarta-feira (03), vereadores representantes da Frente Parlamentar de Turismo e Empreendedorismo (Fepate), da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Estado do Espírito Santo (Ascamves) para diálogo sobre a união de esforços no sentido de impulsionar a retomada das atividades econômicas, por meio do fortalecimento da cadeia turística, principalmente, no momento em que a vacinação contra a Covid-19 avança o Estado e o setor ganha reaquecimento.

A Fepate tem por objetivos acompanhar as políticas governamentais de projetos e programas voltados ao turismo e ao empreendedorismo; aprovar proposições legislativas que aperfeiçoem a promoção turística e a retomada econômica pós pandemia; apoiar a simplificação da carga tributária, desburocratização, livre iniciativa; além de estimular a qualificação profissional do empreendedor.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, a junção de esforços para a retomada das atividades é fundamental, visto que a atividade turística é motor para a geração de emprego e renda nos municípios. “Estimulamos a união entre poder público, empreendedores e sociedade no sentido de desenvolver ainda mais a cadeia turística nas regiões. A iniciativa da criação desta frente parlamentar vai ao encontro desses esforços, sinalizando a sintonia para que a retomada ocorra beneficiando todo o segmento”, destaca.

O coordenador da Fepate, vereador Roque Chile, do município de Linhares, acrescenta que o colegiado – que envolve representantes dos 78 municípios do Estado – está iniciando os diálogos em busca de fortalecer o Turismo na base e, assim, recuperar a economia dos municípios frontalmente atingidos por perdas econômicas decorrentes da pandemia.

O apoio à implementação dos Conselhos Municipais de Turismo naqueles municípios em que ainda não há colegiados estruturados também está entre as linhas de ação da Fepate, assim como a troca de experiências bem-sucedidas entre eles. A secretária Lenise Loureiro ressalta que essas medidas são fundamentais para que o fortalecimento seja bem-sucedido. “Temos sempre ressaltado que o Turismo é feito de união e bons exemplos, assim, esse estímulo é essencial para o desenvolvimento das ações”, completa a secretária.

Texto: Lívia Francez

Assessoria de Imprensa da Setur