26/06/2018 19h46 - Atualizado em 26/06/2018 19h47

Setur divulga IG do socol durante o 10º Salão Internacional do Vinho de Vitória

Expovinhos 2016

Nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28) acontece a 10ª edição do Salão Internacional do Vinho de Vitória - Expovinhos Vitória 2018. O evento, realizado no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, destaca a enologia e a gastronomia como segmentos de grande importância para impulsionar o turismo.

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) participa da Expovinhos com um estande no local em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES). O Espírito Santo dará destaque a iguaria capixaba que acompanha muito bem um bom vinho, o socol, que recentemente ganhou o certificado de Indicação Geográfica (IG).

Quatro representantes da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol) estarão no estande da Setur para divulgar o produto feito na região das Montanhas Capixabas. O vinho de Santa Teresa Carbenet Sauvingnon também estará no espaço, além das belezas e atrativos turísticos capixabas.

O evento é uma realização da Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio). A Setur apoia a realização de eventos no Estado, incentivando o capixaba a valorizar a cultura local.

Indicação Geográfica do Socol

O Socol de Venda Nova do Imigrante, tesouro gastronômico de origem italiana, teve sua importância reconhecida pelo certificado de Indicação Geográfica. A região noroeste do município de Venda Nova do Imigrante também ganhou o reconhecimento de referência na produção do Socol, por ser uma área onde existe grande quantidade de descendentes de italianos que produzem a iguaria.

A solicitação, uma iniciativa da Assocol em parceria com Ivonates, Sebrae-ES e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, foi feita em 2014 e aprovada em 12 de junho desse de 2018. Ainda no dia 12 de junho, a Indicação Geográfica foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI), produzida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

A Indicação Geográfica é utilizada para conhecer a procedência de serviços ou produtos, quando as características do que é comercializado remetem ao local de origem ou no momento que a área tornou-se mais conhecida.

O socol

Socol, embutido de carne suína, feito do lombo do porco, é uma receita de origem italiana e que se mantém viva pelas famílias de Venda Nova do Imigrante. O processo de produção do socol consiste em temperar a carne, curar e armazenar de forma artesanal por meses da mesma forma que os antepassados italianos faziam.

10º Salão Internacional do Vinho de Vitória - Expovinhos Vitória 2018

No formato “wine taste”, o Vitória Expovinhos – 10º Salão Internacional do Vinho de Vitória acontece no Centro de Convenções de Vitória na quarta (27) e quinta-feira (28). No evento, os apreciadores de vinhos de qualidade e empresários com foco neste mercado poderão ter contato com enólogos e produtores de todo o mundo.

Além de saborear vinhos dos países inscritos, o evento conta com uma programação extensa com palestras e cursos, ministrados por especialistas. A expectativa é que mais de 3 mil pessoas circulem pela feira e degustem os mais de mil rótulos que serão apresentados. 

 

Serviço:

10º Salão Internacional do Vinho de Vitória - Expovinhos Vitória 2018

Data: 27 e 28 de junho

Local: Centro de Convenções de Vitória

Inscrições e ingressos: https://jacredenciei.com.br/e/vitoriaexpovinhos

Mais informações: https://www.facebook.com/VitoriaExpoVinhos/

 

Programação:

Quarta-feira (27/06)

08h às 12h - Curso de Noções Básicas do Vinho com Célio Alzer no Auditório

14h às 17h - Curso Avançado do Vinho com Célio Alzer no Auditório

18h - Abertura Oficial 

18h às 19h - Palestra Touriga Nacional: Evolução e História, com Carlos Lucas

19h30 às 20h30 – Palestra Carmenère em Chila, com Héctor Andrés S. Moreno

18h30 às 23h - Funcionamento da Feira para o público

 

Quinta-feira (28/06)
08h às 12h - Curso de Noções Básicas do Vinho com Célio Alzer no Auditório

14h às 17h - Curso Avançado do Vinho com Célio Alzer no Auditório

18h às 19h – Palestra: Merlot: Flexível? Fácil? Pop? Será?!, com Flavio Pizzato

19h30 às 20h30 – Palestra Faustino Tradição e Orgulho Espanhol, com Maria Eugênia Sampedro

18h às 23h - Funcionamento da Feira para o público

 

 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris(Coordenadora) - (27) 99805-1308 

Manoela Zouain

imprensa@turrismo.es.gov.br

Instagram: descubraoespiritosanto

www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 

Twitter: @turismo_es

Facebook: Turismo Espírito Santo 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard