05/11/2025 12h42

Setur divulga pesquisa de Identificação do Perfil do Turista no 27º Festival Capixaba de Frutos do Mar em Iriri

Um dos balneários mais procurados pelos turistas, Iriri, no município de Anchieta, recebeu o 27º Festival Capixaba de Frutos do Mar, entre os dias 10 e 19 de outubro. Durante o evento, a Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, realizou uma Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista e do Excursionista, durante os dias 12,14 e 16 de outubro, no local.  No total, 400 pessoas foram entrevistadas.

A pesquisa revelou que quase que em sua totalidade, o turista que participou do festival é proveniente da Região Sudeste (98,8%), sendo Minas Gerais, o Estado com maior representatividade (63,3%). O evento recebeu visitantes de 64 cidades mineiras, e a capital Belo Horizonte foi o maior emissor de turistas no festival neste ano, representando 22,5% do total de mineiros. Ao todo, 29% do público foi do próprio Espírito Santo, que reuniu pessoas de visitantes de 26 municípios capixabas.

O objetivo do levantamento foi acompanhar tendências, avaliar o impacto das ações desenvolvidas e direcionar estratégias para fortalecer o turismo no Espírito Santo, oferecendo informações para o aprimoramento das políticas do setor. 

Entre os pontos abordados na pesquisa, estão: origem e perfil dos turistas, motivação da viagem, preferências e informações sobre hospedagem, gastos, além da avaliação sobre segurança pública, limpeza pública e serviços de transporte, como táxi ou aplicativos e transporte público.

“Vale lembrar que o evento gastronômico de Iriri acontece, tradicionalmente, no período conhecido como ‘Semana do Saco Cheio’, para os mineiros. Em 2025, essa pausa foi de 13 a 17 de outubro, permitindo que muitos alunos e professores emendassem os dias de folga para descanso prolongado”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.

Durante o Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri 2025, a maior parte dos visitantes foi de mulheres, 65,3%. A faixa etária predominante entre os turistas e excursionistas foi de 41 a 50 anos, representando 29,8% do total, seguido pelo público com idade entre 51 a 60 anos (21%) e por aqueles com idade entre 31 a 40 anos (20,7%). Em relação à escolaridade, 48,5% dos visitantes possuíam Ensino Superior completo. Quanto à renda familiar, 31,7% dos entrevistados declararam ganhos entre 5 a 10 salários-mínimos. Já quanto ao estado civil, a maioria era de casados (62%).

Quando perguntados se vieram ao destino de Anchieta exclusivamente para o evento, 42% dos turistas e excursionistas afirmaram que sim. Para os que não estavam no destino exclusivamente por conta do evento, a maior parte afirmou que estava no destino a lazer/passeio representando 91,4%.

Para 38% dos entrevistados, o principal motivo para a participação no Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri foi a gastronomia local. Na sequência, os principais motivos apontados pelos entrevistados foram a programação do evento, com 22,2%; e para conhecer o destino, com 20%.

Para 52,5% dos entrevistados foi a primeira vez que participaram do evento. E 17,3% do total dos turistas e excursionistas visitaram o destino Anchieta pela primeira vez.

As praias da região foram os pontos turísticos mais visitados, representando 81,7% das respostas. A pesquisa apontou que 69% dos visitantes viajaram com familiares, 17% em casal e 10,7% estavam acompanhados de amigos na viagem.

No que se refere à hospedagem, 29,2% dos turistas alugaram casa ou apartamento, 27,3% ficaram em hotéis e pousadas, 26,7% dormiram em apto/casa própria, e 15,9% estavam em casas de parentes ou amigos.

Para os visitantes de fora do Espírito Santo, 86,6% usaram automóvel próprio, 6% vieram de ônibus de linha e apenas 2,8% chegaram de avião ao estado. Já para os visitantes do próprio Espírito Santo, o meio de transporte mais usado para chegar ao destino de Anchieta foi o automóvel próprio, com 93,2%.

De forma geral, considerando os perfis de turistas e excursionistas em análise conjunta, o tempo médio de permanência no destino foi de cinco dias. O gasto médio diário do visitante do Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri 2025 foi de R$ 262,99.

Estes dados variam quando analisados de forma isolada entre os perfis. Para o perfil de turista, ou seja, aquele visitante que pernoitou no destino de Anchieta, o tempo médio de hospedagem foi de 6,1 dias, e o gasto médio diário individual foi de R$ 224,32.

Avaliação do evento

Programação do Evento: 96,2% avaliaram como ótima e boa 

Segurança Pública: 92,3% avaliaram como ótima e boa

Limpeza Pública: 86,4% avaliaram como ótima e boa

Serviços de Táxi ou Aplicativos: 77,8% avaliaram como ótima e boa

Transporte Público: 74,4% avaliaram como ótima e boa

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Paula Bourguignon
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard