Setur divulga resultados da Pesquisa Perfil do Turista durante o Verão e Carnaval de 2024
A Pesquisa Pefil do Turista, da Secretaria do Turismo (Setur), divulgada nesta quinta-feira (18), traz informações sobre o comportamento, preferências e avaliações dos turistas que visitaram diversos destinos do Espírito Santo durante o Verão e o Carnaval de 2024. Os resultados destacam os principais aspectos que influenciam as escolhas dos viajantes e a percepção sobre os destinos, fornecendo informações importantes para o desenvolvimento do turismo local.
Durante o Verão, a faixa etária mais marcante foi entre 40 e 49 anos, representando 29,7% dos entrevistados, enquanto no Carnaval os turistas mais numerosos tinham entre 30 e 39 anos, totalizando 25,7%. Em termos de escolaridade, 41,1% dos visitantes do Verão tinham Ensino Superior completo, em comparação com 39,8% durante o Carnaval. Quanto à renda familiar, 34,4% no Verão e 38,5% no Carnaval ganham entre 2 e 5 salários-mínimos. A maioria esmagadora em ambos os períodos era casada, com 60,4% no Verão e 52,3% no Carnaval.
Motivos da Viagem
Lazer foi o principal motivo da viagem para 83% dos turistas durante o Verão e para 83,8% durante o Carnaval 2024. Os atrativos naturais foram o fator decisivo para 51,2% dos turistas no Verão, enquanto no Carnaval os atrativos naturais (29,5%) e a programação carnavalesca (14,4%) foram os mais mencionados.
Informações da Viagem
Durante o Verão, 65,7% viajaram acompanhados por familiares e 28,2% escolheram hotéis e pousadas como hospedagem principal. No Carnaval, 53,8% viajaram com familiares e 27,8% optaram por hotéis e pousadas. O gasto médio diário por indivíduo foi de R$152,41 no Verão e R$220,33 durante o Carnaval.
Avaliação do Destino
Surpreendentemente, 98,9% dos turistas em ambas as temporadas afirmaram que recomendariam o destino visitado, destacando a alta satisfação geral. Em relação às expectativas, 86,3% dos turistas no Verão e 87,8% durante o Carnaval sentiram que suas expectativas foram correspondidas ou superadas.
A segurança pública foi bem avaliada, com 86,5% de aprovação no Verão e 86,6% no Carnaval. A gastronomia local também se destacou, com 92,6% de aprovação no Verão e 93,4% no Carnaval.
Origem dos turistas
Durante o Verão, a pesquisa percorreu 19 municípios e entrevistou 2.699 turistas, enquanto no Carnaval 21 municípios foram contemplados, com 1.964 entrevistados. Uma análise detalhada desses dados revela uma grande variedade de origens dos visitantes, refletindo a atração turística do Espírito Santo em escala nacional, com os municípios capixabas (45,14%) em primeiro lugar, seguido de Minas Gerais (33,69%) e Rio de Janeiro (10,49%).
Para o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, essa pesquisa demonstra o potencial turístico do nosso Estado. "Essa pesquisa oferece uma visão detalhada do comportamento e das preferências dos turistas que visitaram os destinos durante o Verão e o Carnaval de 2024. Foi muito animador ver que 98% dos turistas recomendam nosso Estado. Isso é resultado de políticas públicas que dão certo e da dedicação da Setur em fomentar o turismo capixaba. Além disso, a pesquisa fornece uma base sólida para que possamos continuar trabalhando pelo desenvolvimento e em busca de estratégias para a melhoria da experiência", pontuou Lemos.
O coordenador do Observatório do Turismo, Rafael Granvilla, reitera a importância do estudo. "Estamos comprometidos em usar esses insights para aprimorar a política de turismo. Os dados são fundamentais para monitorar os resultados das políticas e apontar as oportunidades de melhoria para a gestão", frisou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Leonardo Sales
(27) 3636-8009
imprensa@turismo.es.gov.br