Setur e Esesp abrem inscrições para Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo

A Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), anuncia a abertura das inscrições para a edição de 2025 da Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo. Serão ofertadas 40 vagas, distribuídas em dez turmas correspondentes às regiões turísticas do Estado, totalizando 400 oportunidades.
As inscrições já estão abertas e devem ser feita pela plataforma de cursos da Esesp: https://eadesesp.es.gov.br/moodle/. As aulas serão ministradas por instrutor credenciado da Esesp, com entrega de certificado para os participantes que cumprirem a carga horária mínima exigida.
O objetivo do curso é qualificar gestores municipais e regionais do turismo, proporcionando maior autonomia e competência para desenvolver parcerias e projetos voltados ao fomento do setor em seus territórios e à promoção do modelo de gestão descentralizada previsto no Programa de Regionalização do Turismo, além de preparar os municípios para estarem inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, visando a orientar sobre a importância do Sistema Municipal de Turismo, entre outros.
Para o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, a formação é essencial para o fortalecimento do setor. “Esse curso oferece as ferramentas necessárias para que os municípios desenvolvam projetos, se posicionem no Mapa do Turismo e estejam preparados para firmar parcerias com o Governo do Estado. É uma oportunidade de profissionalização que impacta diretamente no desenvolvimento do turismo”, afirmou o secretário.
A diretora-geral da Esesp, Laís Garcia, acredita que descentralizar a formação técnica é um passo essencial para fortalecer o turismo capixaba. "Levar essa capacitação às diversas regiões do estado é garantir que os municípios e suas lideranças estejam preparados para desenvolver políticas públicas que gerem impacto significativo para todo o estado. O turismo é uma das forças estratégicas do Espírito Santo, e a qualificação é parte central dessa construção", destacou.
Ao longo do curso, serão abordados temas, como histórico da gestão pública do turismo no Brasil; política e organização nacional do setor; papel do Estado e das cidades na atividade turística; atuação de gestores; importância dos dados, além de conteúdos sobre o sistema municipal de turismo, instâncias de governança, regiões turísticas e instrumentos de gestão para o desenvolvimento e promoção do setor.
Quem pode participar
Poderão participar da formação gestores e servidores públicos municipais envolvidos com o fomento da atividade turística, representantes de instâncias de governança regionais do turismo e de organizações da sociedade civil, em especial as que integram os conselhos municipais de turismo.
Cronograma
As aulas terão início no dia 13 de maio, em Vitória, na sede da primeira turma que abrange a Região Metropolitana. Ao longo do ano, as formações acontecerão nos demais municípios, conforme o cronograma:
Maio:
Região Metropolitana – Vitória – Data: 13/05 a 15/05.
Região dos Imigrantes – São Roque do Canaã – Data: 20/05 a 22/05.
Junho:
Região Doce Terra Morena – Pinheiros – Data: 03/06 a 05/06.
Região Caparaó Capixaba – Guaçuí – Data: 10/06 a 12/06.
Julho:
Região Sul Capixaba dos Vales e Café – Mimoso do Sul – Data: 22 a 24/0.
Região do Verde e das Águas – Conceição da Barra (Itaúnas) – Data: 29/07 a 31/07.
Agosto:
Região da Costa e da Imigração – Piúma – Data: 05/08 a 07/08.
Região Doce Pontões Capixaba – Colatina – Data: 19/08 a 21/08.
Setembro:
Região Montanhas Capixabas – Domingos Martins (Pedra Azul) – Data 02/09 a 04/09.
Região Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras – Nova Venécia – Data: 16/09 a 18/09.
Mais informações podem ser obtidas com a Gerência de Gestão do Turismo da Setur, por meio do telefone (27) 3636-8010.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Mayara Salles
(27) 3636-8009
imprensa@turismo.es.gov.br