25/11/2016 11h58 - Atualizado em 25/11/2016 11h59

Setur e Sebrae: inscrições abertas para capacitação em Ecoturismo e Turismo de Aventura no Caparaó

Foto: Yuri Barichivich
Cachoeira da Fumaça, Alegre

O Espírito Santo possui uma formação física e geológica que favorece o Ecoturismo e o Turismo de Aventura. As opções variam de mar a montanha, com vários atrativos que, em cada região do Estado, possuem características paisagísticas singulares que dão ao turista vastas possibilidades de apreciar a natureza.

Com foco no desenvolvimento sustentável do potencial turístico das regiões, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) realizam curso de capacitação em ecoturismo e turismo de aventura, ofertado em três regiões do Estado. A primeira turma foi aberta em Itaúnas, a segunda em Pedra Azul e a terceira será na Região do Caparaó.

As inscrições para as 25 vagas da 3ª turma estão abertas. O curso será realizado no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, no período de 07 a 11 de dezembro de 2016. Serão cinco dias de imersão, começando às 9 horas do dia 07 de dezembro e terminando às 16 horas do dia 11 de dezembro.

O Curso de Capacitação de Líderes de Turismo de Aventura – ABNT NBR 15.285:2015 – Competências do Condutor de Turismo de Aventura abordará as questões voltadas a: condução; comunicação; liderança; tomada de decisão; motivação; cartografia; orientação e navegação por mapa; bússola e GPS; gestão de risco na natureza; resolução de conflitos; mínimo impacto e legislação.

O objetivo é qualificar e capacitar micro e pequenos empresários que atuam nas diversas atividades econômicas da cadeia produtiva no segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Espírito Santo. Além do aumento de competitividade e acesso ao mercado, esta ação visa à qualificação do produto turístico e ao aumento da competitividade do destino turístico Espírito Santo nos cenários nacional e internacional.

 Para participar do curso, o interessado deverá atender aos pré-requisitos abaixo:

- Atuar na área de ecoturismo e turismo de aventura (condutor de ecoturismo e turismo de aventura, guia de turismo, empresário/empreendedor do segmento de ecoturismo e turismo de aventura);

- Atuar em unidades de conservação públicas ou privadas na região em que será ofertado o curso;

- Ser residente e atuar no Espírito Santo;

- Antes de preencher a ficha de inscrição, ler as informações preliminares disponíveis aqui.

- Preencher toda a ficha de inscrição com comprometimento de veracidade nas informações fornecidas, principalmente no que tange aos riscos.

Para se inscrever os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível no link https://goo.gl/forms/zNWGWVUEw1wIrMCR2 até a próxima quinta-feira (01). Só será aceito um representante por empresa/empreendimento. Os selecionados serão divulgados na sexta-feira (02) no site do Observatório do Turismo:  www.observatoriodoturismo.es.gov.br.

A parceira entre Setur e Sebrae é uma iniciativa relativa a convênio celebrado entre as duas partes, e é uma ação do Projeto Estruturante do Governo do Estado – Economia Verde.

 

Serviço:

Curso de Capacitação de Líderes de Turismo de Aventura

Data: 07 a 11 de dezembro

Local: Parque Estadual da Cachoeira da fumaça, Alegre.

Vagas: 25

Inscrições gratuitas até quinta-feira (01): preencher a ficha de inscrição no link do site do Observatório do Turismo: https://goo.gl/forms/zNWGWVUEw1wIrMCR2

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris (Coordenadora)

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

www.turismo.es.gov.br

Twitter: @turismo_es

Facebook: Turismo Espírito Santo

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard