25/02/2019 14h30 - Atualizado em 28/02/2019 09h35

Setur encerra série de reuniões para atualização do Mapa do Turismo nesta quarta (27)

A Secretaria de Estado de Turismo se reúne em todas as regiões turísticas do Espírito Santo para estimular e orientar as administrações municipais a buscarem a regularização em relação ao Mapa do Turismo Brasileiro. Nesta semana, a equipe liderada pelo secretário de Turismo Dorval Uliana encontra-se com representantes de quatro diferentes regiões e encerra o trabalho de atualização. O prazo limite é dia 31 de maio.

Nesta segunda-feira (25) a equipe encontra os gestores municipais e regionais dos municípios que compõem as regiões do Verde e das Águas e Região Doce Pontões Capixabas.  Amanhã (26) o encontro será em Nova Venécia com representantes das regiões Pedras, Pão e Mel e Doce Terra Morena.

Na quarta-feira (27), a reunião com representantes da região Metropolitana acontece na sede da Subsecretaria de Tecnologia de Vitória, às 14h. 

As determinações para a atualização do Mapa estão contidas na Portaria Nº017-R/2018 da Setur e na Portaria Nº 192/ 2018 do Ministério do Turismo (Mtur) e devem ser cumpridas por todo município que deseje estar inserido na Política de Regionalização do Turismo (PRT). O instrumento é atualizado a cada dois anos. O Espírito Santo conta hoje com dez regiões turísticas, que reúnem 62 municípios.

Regras

De acordo com as Portarias, cabe ao município comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta do Turismo; ter dotação orçamentária destinada ao turismo; comprovar a existência de Conselho Municipal de Turismo ativo; apresentar termo de compromisso de adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística assinado pelo prefeito, secretário municipal de turismo e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo; indicar um representante para atuar junto à Instância de Governança Regional de Turismo; e possuir um mínimo de cadastros no CADASTUR.

As formas de comprovação dos critérios estão detalhadas nas Portarias [INSERIR LINK]. A Portaria do Ministério do Turismo também estabelece critérios para as regiões turísticas cuja comprovação cabe às Instâncias de Governança Regionais de Turismo.

A documentação comprobatória dos critérios exigidos por meio das Portarias deve ser encaminhada para o e-mail: gestur@turismo.es.gov.br. Mais informações na Gerência de Gestão do Turismo (27) 3636-8012.

Confira o calendário de reuniões:

25.02 – 9h - Região do Verde e das Águas

Local: Centro Cultural Nice Avanza - Rua da Conceição, Praça 22 de Agosto, Centro– Linhares

25.02 – 15h - Região Doce Pontões Capixaba

Local: Auditório do Hotel Ibis Colatina - Rua Pedro Epichim, 1524 - Beijamim Carlos dos Santos (antigo Bairro Colatina Velha) - Colatina

26.02 – 9h - Regiões Pedras, Pão e Mel e Doce Terra Morena

Local: Centro Cultural Casarão - Avenida Beira Rio (próximo ao Cidade Hotel), Centro – Nova Venécia

27.02- 14h –Região Metropolitana - Local: Subsecretaria de Tecnologia de Vitória - Rua Francisco Rubim, 169 - Bento Ferreira - Vitória. 

Confira o Mapa do Turismo do Espírito Santo de 2017: https://setur.es.gov.br/mapa-do-turismo-do-es

Saiba mais sobre as regiões turísticas do Espírito Santo: https://setur.es.gov.br/regioes-turisticas-do-es

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Setur 
Simone Diniz / Manoela Zouain
(27) 3636-8006
imprensa@turismo.es.gov.br
https://www.facebook.com/DescubraoEspiritoSanto
https://www.instagram.com/descubraoespiritosanto
http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard