24/08/2021 13h20 - Atualizado em 24/08/2021 14h05

Setur, Iema e Sebrae assinam protocolo de intenções para criação de Rede Capixaba de Trilhas

Diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, Fabiana Rodrigues Kuster, presidente Associação Comunidade Braço do Sul, secretário municipal de Turismo de Castelo, Giani Marcio de Oliveira Coradini e o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Secretaria de Turismo (Setur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, nessa segunda-feira (23), o protocolo de intenções para elaboração de proposta da Rede Capixaba de Trilhas. O documento foi assinado durante visita técnica no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, com a presença de guias turísticos do Espírito Santo.

O objetivo do acordo é fortalecer a articulação institucional e promover a colaboração mútua para elaboração de proposta para a Rede Capixaba de Trilhas, no âmbito da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas, a partir da experiência de um projeto piloto na região do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra.

“Essa é uma parceria muito importante para o turismo, meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, que tem belezas que poucos lugares têm. O termo que assinamos aqui é um embrião para que futuramente, todo o Estado tenha trilhas de longa distância”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

O diretor-presidente disse ainda sobre a presença dos guias de turismo no Parque Estadual do Forno Grande. “É uma alegria receber os guias de turismo aqui. Nosso desafio e projeto estratégico de Governo é tornar os parques mais sustentáveis.  Temos uma parceria muito importante com a Setur e o turismo é uma das principais formas de gerar riquezas de forma sustentável. Temos nas unidades de conservação grandes oportunidade, pois, apesar da pandemia, as pessoas estão carecendo de espaços abertos e de se conectar com o meio ambiente”, informou.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, ressaltou a importância desta união do Governo do Estado com a comunidade, Prefeitura e o Sistema S. “Temos uma riqueza natural muito especial e esta união de forças permite que o turismo aconteça de forma ordenada, gerando renda para toda a cadeia produtiva do turismo e permitindo que a comunidade no entorno dos parques prospere mantendo suas atividades e ampliando com opções que façam o local ainda mais interessante para o turista”, frisou.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou o trabalho que a instituição está realizando no entorno das unidades de conservação. "O Sebrae está atuando a partir da identificação das vocações e das potencialidades do território para o turismo. A intenção é construir, de forma participativa, um plano de ações para a dinamização e qualificação dos pequenos negócios ligadas às atividades do turismo no entorno do Parque Estadual de Forno Grande", pontuou

Parque Estadual do Forno Grande

O Parque Estadual do Forno Grande, localizado em Castelo, tem o segundo ponto mais alto do Estado: o Pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso granítico e cônico que pode ser avistado de grandes distâncias. A vegetação destaca-se pela presença de espécies endêmicas e pela formação florestal de altitude, muito rara no país. Sua fauna possui animais na lista de extinção, como a onça suçuarana e o gavião-pega-macaco.

Visitação

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 11h e das 13h às 16h
Capacidade de visitantes por dia: 50 pessoas por turno
Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.

Agendamento para escalada: agendamentofornogrande@gmail.com
Endereço: Estrada rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo, Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni