06/03/2023 13h41 - Atualizado em 06/03/2023 14h30

Reunião com municípios discute a atualização do Mapa do Turismo

A Secretaria de Turismo (Setur) realizou, na última quinta-feira (02), uma reunião on-line com gestores municipais de turismo e interlocutores municipais do Programa de Regionalização do Turismo, com orientações sobre a atualização do Mapa do Turismo.

O secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles, afirmou a importância da atualização do Mapa do Turismo para a execução das ações planejada pela Setur. “A atualização do mapa é um passo extremamente importante para que tudo aquilo que nós estamos planejando no âmbito da Secretaria de Turismo alcance realmente a política pública nos 78 municípios, e uma política pública de estado só tem eficácia a partir do momento ela é executada em conjunto com os municípios”, disse o secretário.

Na reunião, que contou também com a presença do subsecretário de Turismo Fernando Rocha, o gerente de Gestão do Turismo da Setur, Murilo Vago, apresentou aos representantes dos 52 municípios presentes os requisitos necessários que devem ser comprovados para a permanência ou, no caso dos municípios que estão fora do mapa, a entrada no Mapa do Turismo 2023, que será lançado no dia 28 de março. Os requisitos para estar no Mapa do Turismo são: existência de órgão municipal de turismo criado por lei e com gestor nomeado; existência de orçamento municipal para fomento ao turismo na LOA vigente; existência de Conselho Municipal instituído por lei, com membros nomeados por decreto e diretoria eleita, além de atas que comprovem sua atividade; e empreendimento regulares no Cadastur.

Além disso, foi realizada a orientação de acesso e navegação pelo Sistema do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa) para inserção de informações e documentos, que no Espírito Santo é descentralizado aos municípios, para posterior validação pela equipe da Setur.

O prazo para o cadastramento e atualização do cadastro dos municípios no Mapa do Turismo vai até o próximo dia 27 de março e pode ser feito no site https://sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login

Para mais informações, baixe o arquivo Orientações para o Mapa do Turismo – Municípios

Texto: Eduardo Braz

Tati Beling