18/04/2023 12h35

Setur realiza reunião para orientações sobre Edital Destinos Turísticos Inteligentes

A Secretaria do Turismo (Setur) realizou, na última quinta-feira (13), reunião com os municípios de Categoria A e B do Mapa do Turismo, com o objetivo de conceder orientações sobre o Edital de Seleção Pública destinado à participação na segunda edição do Projeto Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) Brasil.

A reunião contou com a presença de representantes de oito dos 12 municípios de Categoria A e B no Espírito Santo, que participaram de uma capacitação realizada pela Setur, por meio da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur), onde foi explanado sobre os critérios de habilitação e de classificação presentes no edital, e que são necessários para que um município possa participar do projeto cuja sigla DTI significa Destinos Turísticos Inteligentes.

Outro ponto que foi explicado para os representantes municipais foi a forma com que os municípios devem efetuar a comprovação do cumprimento dos critérios de habilitação e de classificação no edital para que não ocorra nenhum problema que possa prejudicar as participações no processo de seleção.

O secretário de Estado de Turismo, Werverson Meireles, avaliou como positivo o interesse dos municípios capixabas em participar do edital. “É realmente satisfatório ver que a maioria dos municípios de Categoria A e B no Mapa do Turismo está interessado em participar deste edital. A possível seleção de municípios capixabas no projeto não só beneficia os municípios participantes, mas todo o Espírito Santo”, declarou.

As inscrições no Edital de Seleção Pública vão até esta sexta-feira (21) e a relação dos municípios habilitados será divulgada a partir dos dias 10 de maio e dos selecionados no dia 31 de maio de 2023, por meio do site do Ministério do Turismo (Mtur).

Sobre o DTI

O projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) é uma estratégia desenvolvida na Espanha e que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada pela primeira vez em 2021 pelo MTur, em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro.

No Brasil, o projeto está na segunda edição, sendo realizado como projeto-piloto e selecionado dez destinos nas cinco regiões do País, que foram condecoradas com a certificação “DTI em Transformação”.

Texto: Eduardo Braz

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tati Beling
(27) 3636-8006 / 998051308
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard