04/03/2024 15h17

Setur se destaca no Cosud por impulsionar setor turístico regional

Durante a 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Secretaria do Turismo (Setur) demonstrou um compromisso ativo e propositivo ao participar do Grupo Técnico (GT) do Turismo. O encontro, que reuniu representantes de sete estados – Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo –, se concentrou em temas cruciais para o fortalecimento do turismo regional.

O GT do Turismo foi palco de discussões intensas sobre diversos aspectos fundamentais para o desenvolvimento do setor, incluindo promoção turística, fluxo turístico interno, gestão de dados por meio do observatório do turismo, aspectos fiscais e a revitalização do turismo náutico. Como resultado dessas discussões, foram estabelecidas estratégias e ações para impulsionar o turismo nos estados participantes.

No que diz respeito à promoção turística, os membros do Cosud planejam agendar encontros com os órgãos gestores de comunicação durante a próxima reunião do Consórcio, agendada para ocorrer entre os dias 08 e 10 de agosto, em Pedra Azul, Domingos Martins. O objetivo é aprofundar o entendimento sobre a diferenciação entre promoção turística, publicidade institucional e publicidade mercadológica.

Quanto ao fluxo turístico, ficou acordado o compromisso conjunto de buscar a ampliação de voos diretos entre os principais destinos dos estados, sem escalas, além de garantir a integração das aduanas nos estados que fazem fronteira com países do Mercosul, simplificando assim o deslocamento dos visitantes.

Reconhecendo a importância do observatório do turismo como ferramenta essencial para a gestão eficiente do setor, definiu-se que o Estado do Rio Grande do Sul vai liderar a padronização de metodologias de pesquisa para a compilação e comparação de dados, visando a uma melhor compreensão das demandas turísticas regionais.

O aspecto fiscal do turismo recebeu também direcionamento para o estudo do impacto da reforma tributária no setor e os resultados serão apresentados na próxima reunião do Cosud. Importante destacar que os estados concordaram em criar a Câmara Temática de Turismo Náutico, com a designação de seus membros programada até 11 de março.

Para o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, o evento representou um momento crucial para fortalecer o turismo regional. "Este encontro representa um marco importante na cooperação entre os estados para impulsionar o turismo regional. Por meio da união de esforços, podemos alcançar resultados significativos e proporcionar experiências enriquecedoras aos visitantes de nossa região", salientou.

O próximo passo será um encontro on-line marcado para o dia 02 de abril, às 14 horas, onde serão avaliados os progressos das ações definidas nesta reunião histórica do Cosud.

Leonardo Sales