28/10/2015 12h36 - Atualizado em 11/02/2016 17h27

Socol é destaque em congresso internacional de gastronomia em São Paulo

Socol, em Venda Nova do Imigrante

O famoso embutido de carne suína feito em Venda Nova do Imigrante, o socol, foi o tema da palestra ministrada pelo chef Alessandro Eller, na tarde desta quarta-feira (28), durante o Congresso Mesa Tendências, que acontece na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza, em São Paulo.

Na aula “Socol: a alma italiana do Espírito Santo”, Alessandro apresentou a história do socol, assim como a Região das Montanhas Capixabas. O chef levou produtos feitos à base de socol e explicou novas formas de apreciar a iguaria capixaba, além da tradicional, cortado em lascas.

“Participar desse evento com uma iguaria exclusiva nossa, mostrando a qualidade e variedade de nossos produtos, destaca a gastronomia capixaba. Fiquei muito feliz com o convite e a oportunidade de poder falar da cultura e gastronomia do Espírito Santo”, destaca, Alessandro.

A novidade apresentada na palestra foi o socol meia-cura, que é curado por menos tempo, sendo finalizado na hora do preparo do prato, pode ser frito, cozido, entre outros. Tradicionalmente o socol demora 6 meses para ficar pronto para venda. O tipo meia cura aumenta a gama de produtos e possibilidades de degustação do embutido suíno.

O chef Alessandro Eller, juntamente com a chef Cinthya Amorim, demonstrou diferentes usos do socol: cozido, farinha, massa, manteiga e geleia, e montou um prato com todos esses ingredientes feitos a partir do embutido, com o destaque para o socol grelhado na manteiga, também produzida a partir dele.

Durante a palestra os produtores capixabas, Ana Venturim, Bernadete Lorenção, e Leandro Carnielli, se apresentaram caracterizados de ‘nonos’ e contaram ao público a tradição Italiana do Espírito Santo. Ana, Bernadete e Carnelli também explicaram a tradição e importância do socol e o agroturismo das montanhas capixabas, e como é feito o processo de cura da iguaria. 

Produtos capixabas no Semana Mesa SP

O Semana Mesa SP, um dos principais eventos de gastronomia do Brasil, acontece em São Paulo e dedica a programação de 2015 às inovações na cozinha. De 27 a 29 de outubro, dezenas de chefs de diferentes países e regiões do Brasil reúnem-se na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza - para discutir o tema “A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão”.

Com diferentes espaços e atividades acontecendo ao mesmo tempo, como congresso, aulas-show, degustação, feira, entre outros, o Espírito Santo vai representar a gastronomia capixaba no espaço Farofa, que tem clima das feirinhas, durante maior congresso de gastronomia da América Latina.

No espaço Farofa, durante os três dias, o estande do Espírito Santo vai contar com os produtos da Massas Venturim, suas massas artesanais com sabor; o café das montanhas capixabas da Família Carnielli, juntamente com seus queijos e embutidos de carne suína; os antepastos de palmito do Sítio dos Palmitos; e os produtos do Sítio Lorenção, com sua variedade de antepastos e o socol.

Entenda como funciona a Semana Mesa SP

O Mesa Tendências – maior congresso de gastronomia da América Latina – conta anualmente com os principais pensadores e profissionais da cozinha mundial. Durante o congresso acontecem aulas, palestras, debates e demonstrações.

Pop-ups: entre uma palestra e outra do congresso, este ano algumas “bandeiras” da gastronomia terão espaço de divulgação no palco principal do Mesa Tendências. A importância do serviço de salão nos restaurantes, é uma delas, e profissionais renomados vão se dirigir ao público formado por estudantes, pesquisadores e profissionais para compartilhar experiências e defender ideais.

 Já o Mesa ao Vivo reúne cozinheiros em aulas práticas, debates, demonstrações culinárias e degustações que mobilizam dezenas de profissionais e centenas de aprendizes. Na programação, o público opta entre temas como panificação, confeitaria, sorvete, cerveja, vinho, culinárias de diferentes vertentes e origens. Por trás do conteúdo estão cerca de 80 dos maiores especialistas do País.

Também fazem parte das ações da Semana Mesa SP o “Mesa na Cidade” - Jantares Magnos que colocarão na mesma cozinha chefs internacionais estrelados pelo Guia Michelin e o ranking 50 Best da revista Restaurant, ao lado de cozinheiros conceituados da capital paulista e outras regiões do Brasil.

Quem prefere o clima descontraído e informal pode se programar para conhecer o Farofa, que resgata a descontração e interatividade das feirinhas. Com entrada gratuita, o visitante tem acesso a produtores de diversas regiões do país que montam barracas para expor e vender seus produtos ao lado de chefs e food trucks que oferecem comidinhas variadas a preços até R$ 20,00. Ao menos 10 food trucks estarão no local, das 11h às 21h na terça (27) e quinta (29), e das 11h às 15h30 na quarta (28).

Serviço:

Semana Mesa SP
De 27 a 29 de outubro
Centro Paula Souza -
Rua General Couto Magalhães, 90 - Santa Ifigênia 
São Paulo - SP 
Inscrições e informações - http://www.2015.semanamesasp.com.br/

Farofa
Data: 27 a 29 de outubro

Local: Etec – Centro Paula Souza (Rua General Couto Magalhães, 90 – Santa Ifigênia)

Entrada: gratuita

Mesa ao Vivo

Data: 27 a 29 de outubro

Horário: De 14h às 20h

Inscrições e informações http://www.2015.semanamesasp.com.br/

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris - (27) 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br /
imprensaturismoes@gmail.com /
http://www.turismo.es.gov.br/
Instagram: @descubraoespiritosanto /
Facebook: Turismo Espírito Santo /
Twitter: Turismo_ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard