18/08/2023 11h51

Terceiro Festival Cultural de Inverno traz tema ‘Turismo Cultural de Base Comunitária’

Acontece entre esta sexta-feira (18) e domingo (20), a terceira edição do Festival Cultural de Inverno, em Patrimônio da Penha, na Região Turística Caparaó Capixaba. O evento traz o tema “FUTURISMO: Turismo Cultural de Base Comunitária” como vetor para o desenvolvimento social e econômico sustentável. Serão três dias com mostras de vídeo, rodas de conversa, labs criativos, rotas turísticas, shows e apresentações de casos de sucesso no âmbito local, regional do Caparaó, estadual e nacional.

O objetivo do Festival é discutir sobre Turismo de Base comunitária como um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade. “O turismo de base comunitária está em pauta na Secretaria do Turismo e enxergamos sua relevância nos tempos atuais. É um setor que envolve as comunidades locais, proporciona qualidade de vida, oferece um turismo sustentável e, principalmente, gera emprego e distribuição de renda nas regiões envolvidas” disse o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.


“O turismo de base comunitária gera benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura da população, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educativos, dos recursos das Unidades de Conservação, no caso, o Parque Nacional do Caparaó”, ressaltou Fabíola Melca, organizadora do Festival.


O Festival Cultura de Inverno inova ao promover um espaço de estudos, encontros, intercâmbios, pesquisa e prototipação em ações para o fortalecimento do Turismo Cultural de Base Comunitária. Assim, serão prototipadas “microrotas” que envolvem o patrimônio natural, material e imaterial da região, fortalecendo sua salvaguarda. As apresentações dos casos de sucesso promoverão um encontro para articulações futuras e aprendizagem mútua.

 

A feira de artes, ofícios e projetos será aberta para empreendedores, artistas e iniciativas de todo o Estado que desejem expor suas experiências e produtos conectados ao tema Turismo Cultural de Base Comunitária.

 

A programação cultural é rica e traz no LAB audiovisual: a II Mostra de Vídeo Ambiental “Caminho das Águas”, um curso para jovens da comunidade que receberão uma bolsa de estudos no valor de R$200 reais, uma roda de conversa com o tema “Audiovisual, mostras e cine ambiental e comunitário como caminho para desenvolvimento cultural e econômico dos territórios.”


O festival acontece no marco do projeto Raízes e Frutos do Caparaó – A arte na Roça e é realizado com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio das Secretarias da Cultura (Secult), da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Turismo (Setur) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A Prefeitura de Divino de São Lourenço também é parceira do evento.  A produção é do Armazém Multiverso Caparaó e da Associação Permacultural Jacutinga do Caparaó, em parceria com grupos e negócios locais. 

 

Serviço:

Confira a programação:

3°Festival Cultural de Inverno – Patrimônio da Penha

Caparaó Capixaba

 

SEXTA-FEIRA (18/08)

 

14h00 LAB Audiovisual - Tema “Audiovisual, mostras e cine ambiental e comunitário como caminho para desenvolvimento o cultural e econômico dos territórios”.

 

Onde? Tenda Futurismo - Praça da Vila

 

18h00 II Mostra Caminho das Águas de Vídeo Ambiental - Seleção de vídeos produzidos por jovens de diversos projetos de audiovisual.

Onde? Tenda Futurismo - Praça da Vila

 

21h LAB MUSICAL CAIPIRAS E CABOCLOS com Grupo Cultural Afrolaje

Onde? Quintal da Vila - Rua Principal Patrimônio da Penha

 

SÁBADO (19/08)

 

8h00 Saída para as Micro-Rotas

  • Rota Armazéns e Casas Tradicionais do Caparaó
  • Rota Cafés Especiais nas propriedades Café Relíquia do Caparaó
  • Café Campo Azul e Café Imbuí
  • Rota Caminho das Águas - Rio dos Veados
  • Rota Caminho das Águas - Córrego do Veadinho
  • Rota Hospedagem Sensorial Aldeia Alegria

 

De onde sai? Tenda Futurismo na praça da Vila

10h00 Palco Aberto na Feira Livre de Patrimônio da Penha

         Teatro LAMB LAMB com Luciene Francelino

 

       Exposição Retratar a Magia - Retratos de moradores de Patrimônio da Penha de Thiago Raft; 

12h00 Lançamento do Cardápio do Restaurante Cantinho Caipira_Coisas Daqui, com a cozinheira Valquíria Lemos e construído com assessoria de Margô Loureiro, realizada através do projeto Raízes e Frutos do Caparaó


13h00 LAB Musical com Coral Tape Retxakã, Aldeia Guarani Ka'agwy Porã, Nova Esperança, Aracruz;  Tenda Futurismo na praça da Vila

 

 

15h00 Abertura da Roda de Experiências em Turismo de Base Comunitária - Estudo de Casos de Sucesso

Tenda Futurismo na praça da Vila

 

CASOS LOCAIS:

 

  • Aldeia Alegria, Hospedagem Sensorial com Marcius Cardoso
  • Projeto Caminho das Águas -com participantes do projeto;
  • Divina Terapia - com Rose, Georgia, Débora e Carol
  • A Guarita de Educação Ambiental da Associação de Moradores de Patrimônio da Penha, uma das primeiras ações em educação ambiental ao redor do Parque Nacional; com Tetê Chaves, uma das criadoras do projeto

 

CASOS REGIONAIS:

  • Sítio Jaqueira e as Rotas Pedagógicas com Newton Campos educador, plantador de água e agricultor
  • Viva Caparaó_ Associação de turismo que desenvolve o território preservando a natureza com Marcelo Sanglard Valentim

 

CASOS ESTADUAIS:

  • Etno turismo- base de auto sustentabilidade da Aldeia Guarani Nova Esperança/Aracruz com o Cacique Marcelo
  • "A Retomada do Turismo Sustentável da Região Sul Capixaba dos Vales e Café" com Jussan Silva e Silva - Diretor de Turismo da Prefeitura de Muqui e Produtor Cultural/Audiovisual

 

CASOS NACIONAIS

  • Memória e Cultura Rural como base para um turismo do futuro com Marjorie Botelho da Rede Nacional dos Pontos de Cultura e Memória Rural;

 

20h00 LAB MUSICAL com Grupo Viola Dourada

22h00 Cortejo Cultural até o Barracão da Teka

22h00 LAB MUSICAL com Banda Terra Sem Males e Grupo Afrolaje;  No Barracão da Teka

00h00 Forró Espalha Ngoma No Barracão da Teka

 

DOMINGO (20/08)

 

9h00 Café da Manhã com a empresa "Caminhantes do Caparaó" Amanda Guiduci e Valéria Moreira, Fundadoras da Empresa Caminhantes do Caparaó especializada em segmentos turísticos de Saúde e Lazer na Natureza, responsável pela implantação da Trilha de Longo Curso Brigadeiro Caparaó e Associação de Condutores do Caparaó;   

13h00 Almoço Cultural de Despedida no Restaurante Cantinho Caipira

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tati Beling
(27) 3636-8006 / 98141-8888
imprensa@turismo.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard