19/05/2016 13h04 - Atualizado em 25/05/2016 17h53

Tocha Olímpica encerra passagem pelo Espirito Santo

Foto: Fred Loureiro
Serra

A chama olímpica chegou ao Espírito Santo na última segunda-feira (16) e percorreu o Estado por três dias após passar por nove cidades do Estado. Cachoeiro de Itapemirim foi o primeiro município a receber a tocha e a realizar uma grande festa em solo capixaba.

O símbolo olímpico chegou pela Ponte do Arco em Cachoeiro, passando pela casa do Rei Roberto Carlos e chegando até a antiga estação ferroviária do município, onde aconteceu uma grande festa para o acendimento da pira olímpica. O maior símbolo do esporte mundial pernoitou na cidade do Rei e na manhã desta terça-feira (17) seguiu para Guarapari.

O evento de recepção da tocha em Cachoeiro levou a população para as ruas. O sentimento olímpico contagiou a todos e também ao subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Fábio Luiz, medalhista olímpico de vôlei de praia. “É prazeroso poder vivenciar esse momento mais uma vez. Agora não estou competindo, mas a emoção é a mesma. Ter uma olimpíada do Brasil é o sonho de todo atleta. Vou torcer para que as medalhas venham aos montes e também para que seja uma festa maravilhosa, como sempre foi”, completou o Fábio.

Na manhã desta terça-feira (17), a tocha teve o primeiro contato com o litoral brasileiro, na Praia do Morro, em Guarapari. O momento de destaque foi quando o surfista Derek Rabelo, que tem deficiência visual, conduziu a tocha olímpica até o mar. O trajeto, que começou no Radium Hotel, foi até o Marlim Azul, ponto final do revezamento na cidade.

A recepção em Vila Velha foi calorosa. A tocha olímpica iniciou seu percurso na cidade por volta das 11h, na Fundação Bradesco, na Rodovia Darly Santos. Após percorrer os bairros Araçás, Guaranhus, Ilha dos Bentos, Cocal, Praia das Gaivotas e Santa Mônica, o comboio seguiu para a Praia de Itaparica, seguindo por Itapoã e Praia da Costa.

Depois de passar pelo Centro, a tocha chegou à Prainha, onde uma multidão animada esperava pela chama olímpica. O secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, participou da cerimônia em Vila Velha. “Esse evento é um presente para o Espírito Santo. O turismo está presente no trajeto da Tocha, pois também divulga os lugares pelos quais ela passa. A festa estava muito bonita e os presentes empolgados. A Prainha é um cartão postal da cidade, assim como o Convento. O Espírito Santo começou aqui”, elogiou.

Por volta das 13h40, a tocha seguiu de barco para Vitória, em uma bela passagem pela baía da Capital. Chegando pelo mar, o símbolo olímpico iniciou seu percurso no píer da Enseada do Suá, atrás do Shopping Vitória, e seguiu rumo à Mata da Praia, pela Orla de Camburi. A tocha passou ainda pelas Avenidas Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrari e Reta da Penha.

Em seguida, o comboio passou pelos bairros Nazareh, Jucutuquara, Ilha de Santa Maria, Centro de Vitória, Parque Moscoso e foi até o Tancredão (próximo a 2° Ponte), seguindo pela Avenida Beira Mar até a Praça do Papa, onde o palco montado esperava o símbolo olímpico com muita festa e apresentações culturais. Durante todo percurso, a população capixaba participou em peso, enchendo as ruas e fazendo a festa ainda mais bonita.

Após passar a noite do dia 17 na capital, o fogo olímpico iniciou o terceiro dia no Espírito Santo no município de Serra, na manhã de quarta-feira (18). A população acordou cedo e encheu Parque da Cidade, que estava lotado às 7h da manhã, quando o goleiro da seleção brasileira de Beach Soccer, Jenilson Rodrigues, chegou carregando a tocha. Em seguida o comboio passou ainda por Serra Sede, onde visitou a Igreja e a estátua de Chico Prego, seguindo para Aracruz.

O percurso de 3,4 km em Aracruz teve início na sede da Prefeitura, por volta de 10h, passando por diversas ruas do município, até chegar na Praça da Paz. O local estava cheio e os moradores muito animados com a passagem da tocha olímpica.

Em Colatina não foi diferente. A população compareceu em peso para conferir de perto a passagem da chama olímpica pela cidade. O trajeto começou na Avenida Beira Rio até a Praça do Sol Poente, seguindo pela Ponte Florentino Ávidos até o Bairro São Silvano, finalizando o trajeto na pracinha da Igreja Matriz, por volta das 12 horas.

Linhares, o penúltimo município a receber o comboio, também teve festa e manifestações culturais durante o evento. O trajeto da cidade começou às 15 horas, próximo a Praça Bittencourt, na Avenida Felipe Calmon, e percou dezenas de ruas da cidade, passando pela Praça 22 de Agosto e Avenida Presidente Getúlio Vargas, com final na Avenida Argenio Garcia Duarte, próximo ao Fórum.

Fechando a passagem pelo Espírito Santo, a tocha olímpica chegou a São Mateus. O revezamento teve inícios no balneário de Guriri, onde visitou a Igrejinha de Guriri. Em seguida passou ruas do município e foi até o Porto Histórico, onde apresentações culturais esperavam pela chama olímpica.

Depois de percorrer o centro da cidade, o comboio seguiu até o palco montado em frente à Igreja Velha, onde uma multidão aguardava a chegada tocha. Em meio a muita festa, o último condutor acendeu a pira olímpica e encerrou a participação capixaba do tour. A tocha pernoitou em São Mateus e na manhã desta quinta-feira (19), seguiu para o estado da Bahia.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris (Coordenadora)

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

www.descubraoespiritosanto.es.gov.br

Twitter: @turismo_es

Facebook: Turismo Espírito Santo

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

Assessoria de Comunicação da Sesport

Mariana Bolsoni

(27) 3636-7027

(27) 99901-9914

Assessoria.sesport@gmail.com

www.sesport.es.gov.br

Facebook: AsscomSesport

Youtube: Sesport

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard