18/05/2016 14h25

Tocha Olímpica percorre municípios capixabas até quarta (18)

Foto: Fred Loureiro

A chama olímpica chegou ao Espírito Santo nesta segunda-feira (16) e fica até a próxima quinta-feira (19), após passar por nove cidades do Estado. Cachoeiro de Itapemirim foi o primeiromunicípio a receber a tocha e a realizar uma grande festa em solo capixaba.

 O símbolo olímpico chegou pela Ponte do Arco em Cachoeiro, passando pela casa do Rei Roberto Carlos e chegando até a antiga estação ferroviária do município, onde aconteceu uma grande festapara o acendimento da pira olímpica. O maior símbolo do esporte mundial pernoitou na cidade doRei e na manhã desta terça-feira (17) seguiu para Guarapari.

 O evento de recepção da tocha em Cachoeiro levou a população para as ruas. O sentimento olímpicocontagiou a todos e também ao subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Fábio Luiz, medalhistaolímpico de vôlei de praia. “É prazeroso poder vivenciar esse momento mais uma vez. Agora nãoestou competindo, mas a emoção é a mesma. Ter uma olimpíada do Brasil é o sonho de todo atleta.Vou torcer para que as medalhas venham aos montes e também para que seja uma festamaravilhosa, como sempre foi”, completou o Fábio.
 
Na manhã desta terça-feira (17), a tocha teve o primeiro contato com o litoral brasileiro, na Praia doMorro, em Guarapari. O momento de destaque foi quando o surfista Derek Rabelo, que temdeficiência visual, conduziu a tocha olímpica até o mar. O trajeto, que começou no Radium Hotel,foi até o Marlim Azul, ponto final do revezamento na cidade.
 
A recepção em Vila Velha foi calorosa. A tocha olímpica iniciou seu percurso na cidade por volta das11h, na Fundação Bradesco, na Rodovia Darly Santos. Após percorrer os bairros Araçás, Guaranhus,Ilha dos Bentos, Cocal, Praia das Gaivotas e Santa Mônica, o comboio seguiu para a Praia deItaparica, seguindo por Itapoã e Praia da Costa. 
 
Depois de passar pelo Centro, a tocha chegou à Prainha, onde uma multidão animada esperava pelachama olímpica. O secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, participou da cerimônia em Vila Velha. “Esse evento é um presente para o Espírito Santo. O turismo está presente no trajeto daTocha, pois também divulga os lugares pelos quais ela passa. A festa estava muito bonita e apopulação empolgada. A Prainha é um cartão postal da cidade, assim como o Convento. O EspíritoSanto começou aqui”, elogiou.
 
Por volta das 13h40, a tocha seguiu de barco para Vitória, em uma bela passagem pela baía daCapital. Chegando pelo mar, o símbolo olímpico iniciou seu percurso no píer da Enseada do Suá,atrás do Shopping Vitória, e seguiu rumo à Mata da Praia, pela Orla de Camburi. A tocha passouainda pelas Avenidas Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrari e Reta da Penha.
 
Em seguida, o comboio passou pelos bairros Nazareh, Jucutuquara, Ilha de Santa Maria, Centro deVitória, Parque Moscoso e foi até o Tancredão (próximo a 2° Ponte), seguindo pela Avenida BeiraMar até a Praça do Papa, onde o palco montado esperava o símbolo olímpico com muita festa eapresentações culturais. Durante todo percurso, a população capixaba participou em peso,enchendo as ruas e fazendo a festa ainda mais bonita.
 
Após passar a noite do dia 17 na Capital, o fogo olímpico inicia o terceiro dia no Espírito Santo nomunicípio de Serra, na manhã desta quarta-feira (18), em seguida passa por Aracruz, Linhares,Colatina e São Mateus, onde permanece durante a noite. Na quinta-feira (19), segue para a Bahia.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris (Coordenadora)

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

www.descubraoespiritosanto.es.gov.br

Twitter: @turismo_es

Facebook: Turismo Espírito Santo

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

Assessoria de Comunicação da Sesport

Mariana Bolsoni

(27) 3636-7027

(27) 99901-9914

Assessoria.sesport@gmail.com

www.sesport.es.gov.br

Facebook: AsscomSesport

Youtube: Sesport

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard