29/10/2021 20h00 - Atualizado em 25/11/2021 12h18

Venda Nova do Imigrante recebe a RuralTurES 2021 em novembro

Acontece entre os dias 25 e 28 de novembro, em Venda Nova do Imigrante, a Feira Estadual de Turismo Rural (RuralTurES 2021). O lançamento oficial do evento ocorreu, nesta sexta-feira (29), no município. O tema deste ano é o “Turismo de Experiências”. Estão previstos 50 estandes com expositores, praça gastronômica, fazendinha, arena para aulas-show transmitidas pela internet, ciclismo e voo livre virtuais e outras atrações, seguindo as normas sanitárias necessárias para realização de eventos. A RuralTurES será realizada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante.

A Secretaria de Turismo (Setur) é correalizadora do evento, que tem por objetivo divulgar as inúmeras opções de turismo rural disponíveis no Estado. “Vamos reunir o que se refere ao turismo rural em um só espaço, divulgando roteiros, delícias gastronômicas, cidades e empreendimentos estimulando capixabas e turistas a prestigiarem nossa gente conhecendo e vivenciado o agroturismo capixaba”, enfatiza a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Em 2019, o Espírito Santo sediou a edição nacional do evento e, agora, realiza a edição capixaba. Segundo o diretor-presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Leandro Carnielli, a RuralturES foi criada para mostrar todo o potencial cultural e de infraestrutura da região tradicionalmente conhecida pela prática do agroturismo e também oportunizar a participação dos pequenos produtores neste mercado.

“Este é um momento muito importante para as montanhas capixabas com nossos grandes parceiros e para mostrar que a região tem estrutura hoje para quem quer investir no próprio turismo ou, principalmente, aproveitar nossas belezas e acomodações. A Feira vai mostrar uma visão maior de tudo o que podemos oferecer, não somente no turismo, como também a prestação de serviços de qualidade na educação, na saúde, além de ser a oportunidade para o pequeno produtor ingressar neste mercado”, destaca Carnielli.

Sensações

Dentro do tema “Turismo de Experiências”, a RuralturES promete ainda um mundo de sensações com duas áreas de destaque nas montanhas capixabas: cafés especiais e cervejas artesanais. Cafeterias e cervejarias locais terão espaço na Feira para quem quiser degustar e conhecer o processo de produção das bebidas.

Segundo os organizadores, a ideia é fortalecer a criação de roteiros com a participação de propriedades produtoras de café e cervejarias que já fomentam negócios numa rota informal. Em maio deste ano, os Cafés das Montanhas do Espírito Santo conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Capacitação

Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), o local contará com dez cervejarias e a mesma quantidade de empreendimentos ligados a cafés especiais que já recebem turistas na região. O grupo, que é composto por empreendedores de Afonso Cláudio, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, está participando de uma consultoria em Turismo de Experiência.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae-ES, Christina Haddad Vieira, o espaço RuralTurES será o primeiro desafio desses empreendedores na oferta de um serviço formatado como turismo de experiência.  “Foi feito um diagnóstico sobre cada empreendimento para saber o que precisa ser melhorado para transformar o produto em experiência turística. A ideia é que os empreendedores estejam alinhados com a proposta da experiência, e não só oferecer um bom café ou uma boa cerveja ao turista, mas algo mais consistente e orientado”, afirma.

Após a Feira, a segunda missão dos participantes do programa de consultoria será a criação de um roteiro de cervejarias artesanais e cafés especiais.

A RuralTurES é uma realização é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

SERVIÇO:

RuralturES 2021
Quando: de 25 a 28 de novembro
Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante Informações:  www.ruraltures.montanhascapixabas.org.br

Com informações da Assessoria de Imprensa RuralturES 2021

Assessoria de Imprensa da Setur