04/07/2023 18h04

Vinícola Capixaba é a representante do Estado na Wine South America

Tem representante capixaba na Wine South America. O evento, que é a maior plataforma de negócios entre o mundo do vinho e a América Latina, acontece dos dias 12 a 14 de setembro deste ano e o Espírito Santo estará representado pela Cantina Matiello, de Santa Teresa. O município, que pertence à Região Turística dos Imigrantes, é o maior produtor de uva e vinho do Espírito Santo.

A Wine South América é um evento que reúne amantes do vinho, produtores, empresários, exportadores e todos aqueles que se interessam pelo segmento. São mais de 360 marcas expositoras, 40 horas de conteúdo exclusivo, 20 milhões de reais em negócios e 7.000 compradores de todas as regiões do Brasil, todos concentrados na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do País. O município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que vai sediar o evento, é conhecido como a capital brasileira da uva e do vinho.

Uma das atrações do evento que promete demonstrar na prática como a produção de uvas e vinhos brasileiros se espalhou por todo o País é o estande Terroir Brasil, viabilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional. A iniciativa vai reunir 20 vinícolas expositoras de estados, como Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco e o Espírito Santo.

“Esse espaço pretende representar a diversidade de regiões do Brasil que produzem vinhos com a participação de pequenos empresários de diversos estados. O estande deve fortalecer a regionalidade e as características dos vinhos produzidos em diferentes territórios”, adiantou o analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Victor Ferreira.

A Cantina Matiello, vinho produzido no município de Santa Teresa, estará presente no estande do Sebrae Espírito Santo, apresentando a produção da empresa para todo País e mundo.

Para o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, a participação de produtores em feiras segmentadas atrai ainda mais olhares para o nosso Estado. “Participar de uma feira como esta coloca nosso Estado em evidência, tanto para o empreendedorismo quanto para o agroturismo e o turismo de experiência. Quando um apaixonado por vinho experimenta uma produção de uma região, ele busca outras marcas do mesmo local e, assim, uma marca ajuda aumentar a adesão do público, gerando reflexos positivos para toda a cidade e a região turística”, disse.

Cantina Matiello

No dia 24 de julho de 1888, na Comune di Soave, província de Verona, na Itália, nascia Atílio Mattiello, filho de Giovanni Mattiello e Margherita Sitta, vitivinicultores natos, cuja vinha passava de gerações a gerações. No entanto, le não sabia que o destino da família dele estava em colonizar terras capixabas.

No dia 06 de fevereiro de 1895, com apenas 7 anos de idade, chegava a Vitória, no Espírito Santo. Logo em seguida, tomaram destino para a região serrana de Santa Teresa com os pais, o irmão Luciano, a irmã Caterina e muitas outras famílias imigrantes que atravessaram o atlântico no navio Rosário. Nova terra, novo clima, nova língua, novas plantas, culturas e a adaptação da família em terras capixabas foi muito difícil e cheia de aventuras.

Ao chegarem no município, encontraram a jabuticaba, uma fruta nativa da Mata Atlântica existente na região, onde produziram vinhos para o consumo da família. A tradição foi transmitida por gerações, chegando ao neto Atilio Mattielo, que fez surgir toda a tradição de seus antepassados, cultivando uvas para a vinificação.

Em março de 1996, Viviane Mattiello, filha de Atilio Mattielo (neto), inaugurou a Cantina Mattiello, que, além de seus produtos próprios, vinhos, licores, café torrado, sucos e geleias, trabalham com agroturismo, recebendo visitas nas parreiras de uvas e proporcionando aos clientes a oportunidade de conhecer o processo de produção dos vinhos e a degustação dos produtos, ao término do tour guiado.

Tati Beling
(27) 3636-8006 / 98141-8888