06/11/2017 16h39 - Atualizado em 06/11/2017 17h53

Virada Turística Capixaba é um caso de sucesso do Espírito Santo

Caminhadas, feiras, seminários, concurso fotográfico, lançamento de circuito turístico. Essas são apenas algumas das inúmeras ações que aconteceram durante a Virada Turística Capixaba entre os dias 15 e 29 de outubro. O movimento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reuniu mais de 70 eventos em 22 cidades.

Um dos representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ítalo Mendes, que participou da Virada, elogiou a iniciativa do Espírito Santo. “A Virada Turística Capixaba é uma das maiores e mais interessantes iniciativas realizadas recentemente no turismo brasileiro e é uma honra ter contribuído. Parabéns aos idealizadores, organizadores e participantes. Atitudes assim, nos fazem seguir sonhando e acreditando que o turismo pode mudar as pessoas, as comunidades e o mundo. E assim seguir em frente, trabalhando sem esmorecer”, completou, Ítalo.

A Gerente de Cultura da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Maria Elvira Tavares Costa organizou diversas atividades no município e também elogiou o evento. “A participação na Virada Turística Capixaba e o incentivo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) deram maior dinamismo para Cachoeiro de Itapemirim e a Região Turística dos Vales e do Café na fomentação do turismo regional. Temos um sentimento de gratidão depois da Virada, onde buscaremos a maior participação da cidade no turismo capixaba”, afirmou.

Para Paulo Renato, presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, o movimento causou uma visibilidade no turismo capixaba. “A junção de vários eventos e ações em um curto período de tempo atrai a atenção e estimula a criação de novos eventos, gerando fluxo turístico nas regiões capixabas. Foi a primeira edição, vindo novas, a participação do trade turístico deve ser ainda maior, pois se viu a importância do evento para o turismo capixaba”, explicou.

A subsecretaria de Estado do Turismo, Simone Modolo, destacou o trabalho em conjunto. “A Setur, em suas atividades, busca trabalhar em conjunto, pois o turismo não é feito sozinho. O resultado da Virada mostrou isso, a cooperação mútua entre governo e prefeituras, trade turístico, empresários e entidades, o que fez o evento ser um sucesso e botou em evidência o turismo capixaba, atingindo todos os atores do setor, desde os gestores até o pulico final, os turistas”, afirmou.

Sobre a Virada Turística Capixaba

A Virada Turística Capixaba foi um movimento que estimulou o turismo no Estado, com diversas atividades e ações durante 15 dias, de 15 a 29 de outubro. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e diversos parceiros convidaram todos os moradores, visitantes, turistas, gestores e trade a participarem do movimento.

A Virada Turística Capixaba tem o objetivo de movimentar a cadeia turística do Espírito Santo, em uma interação entre gestores públicos, trade turístico, estudantes, operadores de turismo, imprensa e sociedade civil e deve continuar no ano de 2018.

Durante as 360 horas, atividades simultâneas aconteceram em diversos municípios capixabas, como momentos com os gestores municipais e trade, apresentação de projetos da Setur, Encontro Nacional de Interlocutores do Turismo, Encontro de Guias de Turismo, Encontro de Blogueiros de Viagens, concurso fotográfico, ações promocionais, promoção de pacotes de viagens, e muito mais.

As cidades que tiveram atividades foram Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição da Barra, Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Linhares, Nova Venécia, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória. Brasília, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo foram cidades de fora do Espírito Santo que receberam ações de divulgação dos destinos turísticos capixabas.

O evento teve apoio do Ministério do Turismo, Sebrae-ES, Fecomércio-ES, Adeturci, Senac/Sesc, Afepol, Assembleia Legislativa do ES, Hotel Fazenda China Park, Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Espírito Santo Convention Bureau, ABAV-ES, Abeoc, Sindibares, ABIH-ES, IDtur e Prefeituras de Anchieta, Divino de São Lourenço, Linhares, Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, João Neiva, Serra, Vitória, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Confira aqui o que aconteceu na Virada Turística Capixaba

Confira aqui fotos da Virada Turística Capixaba