05/12/2018 19h20 - Atualizado em 06/12/2018 12h19

Virada Turística Capixaba: Instâncias de Governança participam de workshop

Workshop em Anchieta
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou, durante a Virada Turística Capixaba, o “Workshop sobre captação de recursos para Instâncias de Governança”, nas cidades de Anchieta, no Centro Cultural, e em Santa Teresa, na Casa da Cultura.
O Workshop, por meio de consultoria, aconteceu com o objetivo de ampliar a base de conhecimento, orientar e tirar dúvidas para fortalecer a gestão regional do turismo e fomentar o desenvolvimento de projetos nas Instâncias de Governança. A consultora dos encontros de Anchieta e Santa Teresa foi Andréia Rosa, secretária executiva do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau.
“Gostaria de agradecer o convite da Setur pela oportunidade para compartilhar o que temos desenvolvido nas Montanhas, sempre que passo o conhecimento também aprendo muito com os outros destinos. Parabenizo a secretaria pelo trabalho, acredito que o futuro do turismo é a gestão compartilhada, para buscar o desenvolvimento do território em parceira, trazendo inclusão social e geração de renda”, comentou.
O Workshop fez parte das ações desenvolvidas pela gerência de Gestão do Turismo da Setur durante a 2ª edição da Virada Turística Capixaba.
Instâncias de Governança
A Instância de Governança Regional é uma organização criada com participação do poder público e dos atores privados, dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de colaborar na execução do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional.
As Instâncias de Governança Regionais são constituídas por um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.
Essas Instâncias podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado. O intuito é ampliar a participação da sociedade nos processos decisórios e na gestão da atividade turística, além de servirem como mecanismo para qualificação e ampliação da oferta turística regional. No Espírito Santo são dez regiões turísticas, e cada uma será representada por uma IGR.
Conheça as Regiões Turísticas do Espírito Santo: https://setur.es.gov.br/regioes-turisticas-do-es

2ª edição da Virada Turística Capixaba
Dezesseis dias de eventos voltados ao turismo capixaba, em todo o Espírito Santo? Sim! A 2ª edição da Virada Turística Capixaba chegou para movimentar novamente o turismo no Estado, com diversas atividades e ações durante 16 dias, de 23 de novembro até o dia 08 de dezembro. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) convida todos os moradores, visitantes, turistas, gestores e trade turístico a participarem desse movimento.
Confira a programação completa: https://viradaturisticacapixaba.es.gov.br/
Informações à imprensa:
Tatiana Negris / Manoela Zouain