03/08/2016 15h20 - Atualizado em 03/08/2016 15h31

XIX Festa da Uva e do Vinho esquenta o inverno em Santa Teresa

Foto: Divulgação

Para quem está no Espírito Santo e quer aproveitar o próximo fim de semana em clima europeu, com muito vinho, tradições dos imigrantes e boa gastronomia, Santa Teresa é parada certa. A cidade, que fica na Região Turística dos Imigrantes, recebe a XIX Festa da Uva e do Vinho, entre os dias 05 e 07 de agosto.

O evento, que acontece no Parque de Exposições “Frei Estevão Corteletti”, promete reunir moradores e visitantes para reviver a cultura local. O objetivo da festa é mostrar como era a elaboração do vinho e do suco de uva na época em que os imigrantes italianos chegaram à região.

A comemoração faz parte da programação de inverno da cidade e contará com sete shows musicais e atrações que prometem agitar o município. Na sexta-feira (05), se apresentam as bandas capixabas Macucos e Comichão. Além dos shows, haverá eleição da Rainha e das Princesas da Uva e do Vinho.

O sábado (06) começa cedo, com a Passarela e a Pisa da Uva, no Centro e na Praça Augusto Ruschi. À noite se apresentam a Banda O Quarto, Marcelo Ribeiro e a atração nacional Nando Reis e Os Infernais. O domingo (07) fica por conta da Banda Ferrari e Os Carreteiros.

A Festa da Uva e do Vinho de Santa Teresa é cercada de tradições, entre elas a “Pisa da Uva” que remete ao jeito artesanal da produção de sucos e vinhos de uva. A “Passarela da Uva” é outro momento marcante da festa, em que há exposição de vinhos e uvas nas ruas da cidade.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Descubra Santa Teresa

Além de curtir a XIX Festa da Uva e do Vinho, os turistas podem aproveitar e conhecer o primeiro município de colonização italiana do Espirito Santo.  Santa Teresa, também conhecida como A Doce Terra dos Colibris, conta com uma diversidade de atrativos, como o Vale do Canaã, que um retrato histórico de sua colonização italiana.

A imigração também está refletida em suas tradições e festas, gastronomia e arquitetura. Vale a pena conhecer a Igreja Matriz de Santa Teresa e também a Casa Lambert, que funciona como um museu – contando a história da colonização italiana no município.

Para os apreciadores do contato mais próximo com a natureza, existem opções como as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia, além do Museu de Biologia Mello Leitão. Os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas, fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.

Para os fãs de aventura, uma opção é a rampa de voo livre, localizada a 9 km da sede da cidade, próximo a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, com 900 metros de altitude.

Outra opção de passeio por Santa Teresa é o Circuito Turístico Caravaggio. Ao longo dos 14 km da estrada do Caravaggio, encontram-se cerca de 20 empreendimentos turísticos como cantinas, restaurantes, sítios, parques e pousadas que oferecem tranquilidade e interação com a natureza.

Serviço:

XIX Festa da Uva e do Vinho de Santa Teresa

Local: Parque de Exposições e Centro e Praça Augusto Ruschi

Data: 05 a 07 de Agosto

Como chegar: Saindo de Vitória, siga pela BR-101-Norte até o município de Fundão.  Ali, siga pela ES 164, por 28 km de serra.

Ingressos online: www.ticketmais.com.br

Ingressos físicos:

Lojas Boroto

Konyk (Lojas Shoppings)

Joice Confecções

Kyoto Sushi Bar

Levy (Colibri Disco)

Casa Pommern

Emporio Boutique

Pedro Confecções

Banca brunow

Casa Pommern

 

Programação

05/08 (sexta-feira)

20h30 – Eleição da Rainha e Princesas da Uva e do Vinho

22h – Banda Comichão

23h30 – Banda Macucos

06/08 (sábado)

09h30 – Passarela da Uva, com a Banda Brasitália

10h – Pisa da Uva

22h – Banda O Quarto

23h – Marcelo Ribeiro

0h30 – Nando Reis e Os Infernais

07/08 (domingo)

12h – Banda Ferrari

16h – Os Carreteiros

 

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris (coordenadora)

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto

Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard