05/07/2016 15h39 - Atualizado em 05/07/2016 15h58

XXIII Festival do Vinho agita Domingos Martins neste final de semana

Para quem gosta do clima típico do inverno, a dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para este final de semana é aproveitar o frio das Montanhas Capixabas e curtir o XXIII Festival do Vinho de Domingos Martins. O evento acontece nos dois próximos sábados, dias 09 e 16, no Rancho Lua Grande.

Com mais de 20 atrações e muito vinho em dois dias de festa, o Festival contará com apresentações que vão do funk ao reggae, passando por sertanejo, pop rock e, claro, grupos de dança alemã, que prometem animar a festa. Os shows deste sábado ficam por conta de Mc Marcelly, Taiana França, Estevão e Willian, Banda Blacksete e DJs.

Além de música, a gastronomia será outro ponto forte do Festival. A adega do evento terá variedades de vinhos nacionais e importados que vão harmonizar perfeitamente com as tradicionais comidas da região, como polenta, linguiça,  e outras delícias. Um amplo estacionamento com segurança particular também estará disponível aos frequentadores.

A Setur apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

O Festival

O interesse dos produtores locais e o clima propício da região fizeram com que nascesse, em 1993, o primeiro Festival do Vinho de Domingos Martins. Hoje, completando 23 edições, o festival se consolida como um dos maiores do Espírito Santo, recebendo turistas de todo o Brasil.

As baixas temperaturas da cidade deixam o clima parecido com o europeu. As fachadas das casas enfeitadas por flores e guirlandas também chamam a atenção dos visitantes. Como hotéis, pousadas e restaurantes costumam ficar lotados, algumas famílias alugam casas e quartos para os turistas que vão participar do evento.

Descubra Domingos Martins

Clima agradável, exuberantes paisagens, comidas típicas e povo acolhedor. A apenas uma hora da capital Vitória, Domingos Martins possui desde o conforto das montanhas até os requintados pratos de origens alemã e italiana. O município ainda mantém fortes traços de seus antepassados que podem ser observados na culinária, na cultura, no artesanato e na arquitetura.

A cidade é entrecortada por montes e serras com altitude próxima aos 2.000 m dentre os quais se destaca a Pedra Azul, que é uma das principais atrações turísticas não só do local, mas do Brasil. A cidade possui uma arquitetura maravilhosa em estilo alemão que lhe confere um ar europeu e romântico.

Domingos Martins tem como principais atividades a agricultura e o turismo e pela união das duas nasceu o agroturismo, que levou ao surgimento de muitas pousadas rurais na cidade.

Com uma excelente infraestrutura em hotéis e pousadas, o local é hoje conhecido nacional e internacionalmente e recebe um grande número de turistas durante o ano, especialmente quando chega a temporada de inverno.

Além das belezas naturais, o visitante pode praticar diferentes tipos de esportes, como trilhas, rapel nas cachoeiras, passear a cavalo por lindas paisagens e se aventurar num emocionante rafting pelas corredeiras do Rio Jucu.

Como chegar: Saindo de Vitória siga pela BR 262 sentido Minas Gerais, Domingos Martins fica a 43 km da capital.

Principais atrativos turísticos

Rota do Lagarto / Roteiro do Charme - O trajeto começa no km 90 da BR-262 num percurso de cerca de oito quilômetros, até chegar à Rodovia ES-164. Ao longo do caminho o turista desfruta de paisagens deslumbrantes, como a charmosa Pedra Azul, um maciço com 1.822 metros de altura, sendo o principal atrativo da região. No local, destaca-se o Parque Estadual Pedra Azul.

Ali é possível encontrar cafés coloniais e excelentes restaurantes, além de várias pousadas, sítios, e o visitante pode comprar produtos do agroturismo. Considerado um dos melhores climas do mundo, o friozinho da região combina com as casas construídas pelos imigrantes que permanecem conservadas, remetendo o turista à sensação de voltar no tempo da colonização europeia.

Pedra Azul ou Pedra do Lagarto - Localizado no km 89/90 da BR 262, no município de Domingos Martins (ES), distante 89 km da Capital Vitória (ES), o maciço da Pedra Azul também é conhecido como a Pedra do Lagarto, devido a uma saliência em forma de lagarto que parece subir pela sua encosta. Aos fundos, na mesma formação rochosa de granito e gnaisse, avista-se a Pedra das Flores, com 1909 metros de altura.

Parque Estadual da Pedra Azul - Reserva natural com uma área total de 1.240 hectares, compreende várias trilhas e fauna e flora bastante diversificadas. Os maiores atrativos do parque são mesmo as formações rochosas, destacando-se a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul e a Pedra das Flores. O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado pela Lei n° 4.507/91, para proteger um conjunto de valores naturais. O Parque possui trilhas autoguiáveis, mas os passeios podem ser agendados com antecedência, assim como verificada a disponibilidade dos monitores ambientais por meio do telefone (27) 99739-8005.

Horário de funcionamento: 8h às 17h. Passeios: 9h30 ou 13h30. Informações: (27) 3248-1156.

Igreja Luterana - É a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Está localizada na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no Centro da cidade.

Agroturismo - O agroturismo é uma marca registrada na Região das Montanhas Capixabas. Os produtos típicos como geleias, embutidos, doces e biscoitos, e as belezas naturais também são atrativos da região colonizada por italianos.

Serviço:

XXIII Festival do Vinho

Quando: 09/07 e 16/07

Local: Rancho Lua Grande, em Domingos Martins (Rod. João Ricardo Schorling, s/nº, Domingos Martins – ES).

09/07 (sábado)

Ingressos:

Pista
1° Lote – ESGOTADO
2° Lote – R$ 40,00 (Meia)
3° Lote – R$ 50,00 (Meia)

Camarote Vip
1° Lote – R$ 100,00 (Meia)
2° Lote – R$ 120,00 (Meia)
3° Lote – R$ 140,00 (Meia)

Pontos de Venda

Lojas Los Neto