17/06/2011 12h51 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Alexandre Passos é reeleito vice-presidente da Região Sudeste no Fórum Nacional de Secretários de Turismo

foto: Setur
Alexandre Passos foi reeleito vice-presidente da Região Sudeste

O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos foi reeleito vice-presidente da Região Sudeste do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A eleição da nova diretoria - 2011/2012 - foi realizada no nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, Paraná.

O 79º Fornatur elegeu o presidente Domingos Leonelli (Bahia), os vice-presidentes Ronald Ávaro (Rio de Janeiro) e Oreni Braga (Amazonas), e os vice-presidentes regionais: Sudeste - Alexandre Passos (Espírito Santo); Sul - Faisal Saleh (Paraná); Norte - Adenauer Góes (Pará); Centro-Oeste - Luiz Otávio (Distrito Federal); Nordeste - Remzi Elali (Rio Grande do Norte).

O Fornatur foi instituído em novembro de 2000 com o objetivo de promover a integração dos gestores estaduais de turismo e sua articulação em torno dos temas relevantes do setor no País, compreendendo e identificando estratégias de desenvolvimento em níveis estadual, regional e nacional. Atua de forma colegiada com as demais entidades envolvidas na área.

Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, o Fornatur passou a integrar, juntamente com o Conselho Nacional do Turismo, o Núcleo Estratégico do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur. O Fórum tem o papel de órgão colegiado consultivo ao Ministério do Turismo e co-responsável na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo.

Festival das Cataratas

A reunião da Fornatur fez parte da programação do 6º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que será realizado até sábado (18), no Rafain Palace Hotel e Convention Center de Foz do Iguaçu.

Esta é a primeira vez que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participa do Festival. O objetivo é divulgar os produtos turísticos capixabas na Região Sul do país.

O festival das Cataratas é um evento de âmbito internacional que visa propiciar o desenvolvimento de negócios por meio da promoção e comercialização de produtos turísticos e receberá caravanas de vários estados brasileiros, além da Argentina e do Paraguai.

São mais de 4 mil metros quadrados, que abrigarão cerca de 6 mil pessoas e 400 expositores, entre órgãos oficiais de turismo dos estados, empresas do segmento e participantes da América Latina, Argentina e Paraguai.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano