16/10/2013 07h41 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

Alfredo Chaves monta roteiro túristico com colaboração dos internautas

foto: SETUR
CACHOEIRA DE MATILDE- MATERIA

A Prefeitura de Alfredo Chaves contou com apoio dos internautas para montar o novo roteiro túristico do munícipio. O projeto foi elaborado através de uma enquente na Internet e escolheu sete atrativos para compor o novo produto.

A enquete ficou disponível para votação durante duas semanas no site oficial do município. Os internautas puderam escolher entre 14 opções elencadas e mais curtidas na fan page da prefeitura.

Fazem parte do novo roteiro três belas cachoeiras, uma igreja centenária, uma estação ferroviária, além de locais propícios para esportes de aventura ou mesmo para descanso. Segundo o prefeito Roberto Fiorin, o novo roteiro turístico terá ampla divulgação, folder e sinalização.

A localidade de São Roque de Maravilha, muito conhecida por abrigar lindas cachoeiras e pelo bucolismo, foi eleita em primeiro lugar, seguida da Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde, a maior em queda livre do Estado.

Atrativos eleitos e o percentual de votação:

1- São Roque de Maravilha (19,04%) - Um lugar abençoado pela beleza natural, rico em águas puras, composto por vales e diversas cachoeiras. Seu caminho é serpenteado por um riacho que forma lindas quedas d?água. O cenário bucólico é perfeito para descanso e para contemplar a natureza. Distante 26 km da sede.

2- Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde (17,88%) - uma das maiores cachoeiras do Estado, com 70 metros de queda livre, a 18 km da sede. Forma um dos principais cartões-postais do município. É cercada por matas e em sua frente forma-se uma dos mais belos vales da região.

3- Cachoeira Vovó Lúcia, em Ibitirui (12,46%) - com duas belas quedas d?águas, a cachoeira é formada por águas claras, sua nascente é formada em meio à mata fechada com grande diversidade de orquídeas e bromélias. Distante 16 km da sede do município.
4- Igreja de Sagrada Família, em Sagrada Família (7,40%) - A igreja é uma das mais belas da região, conservando toda a sua estrutura desde a época de sua construção. A igreja por si só, é um verdadeiro ponto histórico. Suas belezas estão em todas as partes, desde a arquitetura de suas paredes até os pequenos detalhes de seu altar. Uma das mais antigas igrejas do município. A imagem da padroeira Sagrada Família foi trazida da França. Distante 09 km da sede.

5- Estação Ferroviária de Mathilde (7,93%) - Construída no início do século XX, durante a ligação ferroviária das cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Hoje funciona como um centro cultural, histórico e turístico do município.  Distante 18 km da sede.

6- Rampa de voo livre, em Cachoeira Alta (6,8%) - uma das mais famosas do Brasil, recebe pilotos de todo o mundo e sedia campeonatos de nível estadual e nacional. Ainda, a rampa forma um belo mirante, de um lado o litoral Sul do Estado, do outro, as belas e verdes montanhas capixabas. Distante 05 km da sede.

7- Cachoeira do Quintino, em São Joaquim de Crubixá (6,3%) - Águas límpidas e geladas formam o atrativo. Ao seu redor está uma rica vegetação preservada. Distante 23 km da sede.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br