26/05/2014 07h53 - Atualizado em 28/01/2016 08h41

Alfredo Chaves recebe com festa a viagem inaugural do Trem das Montanhas Capixaba

A população do Distrito de Matilde, em Alfredo Chaves, recebeu com festa os participantes da viagem inaugural do novo trecho do Trem das Montanhas Capixaba. A litorina com 56 passageiros chegou à estação às 12 horas deste sábado (24) trazendo mais oportunidades para o turismo da região.

Participaram dessa viagem inaugural a secretária de Estado do Turismo, Diomedes Caliman Berger; os prefeitos de Alfredo Chaves, Marechal Floriano e Domingos Martins; representantes da Serra Verde Express; vereadores; e membros da imprensa.

O prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, agradeceu a oportunidade e falou sobre a emoção de trazer o trem até o distrito de Matilde. "Estou realmente muito emocionado de conseguir depois de tanto sacrifício que o trem de passageiros volte a circular em Alfredo Chaves. A litorina fez parte da minha infância e vê-la novamente nos trilhos da Estação de Matilde é um sonho que se torna realidade" destacou o prefeito.

A secretária de Estado do Turismo Diomedes Caliman Berger ressaltou as novidades que o trem trará para o Distrito de Matilde. "Alfredo Chaves é um destino turístico consolidado. Por isso, viabilizamos junto à Serra Verde Express a parada em Matilde. Temos a certeza que as viagens do trem vão impulsionar o turismo, trazendo novas pessoas para conhecer o município. Este é um desejo antigo dos moradores que estamos tornando realidade depois de muito trabalho", comemorou a secretária.

Novo trecho
Os usuários do trem poderão apreciar na parada em Matilde a cachoeira Engenheiro Reeve, o túnel de Matilde, a centenária estação, além de conhecer pousadas, restaurantes, sítios e produtos do agroturismo regional. A infraestrutura local também é muito boa: o distrito oferece nove restaurantes e há cerca de 500 leitos nas pousadas da região.

O Trem das Montanhas Capixabas já passa pelas cidades de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. A litorina, com capacidade para até 56 passageiros, circula todos os sábados, domingos e feriados, em dois horários, em trajetos de ida e volta.

Segundo Matheus Gonçalves, coordenador local da empresa paranaense que opera o trem, Serra Verde Express, a partir desse novo destino, a saída de Viana irá ocorrer às 9h, com 60 km de trajeto até Matilde. O novo percurso levará cerca de três horas, incluindo paradas de vinte minutos no Vale da Estação, em Domingos Martins, e no centro de Marechal Floriano.

As paradas nas estações Araguaya, em Marechal Floriano, e Matilde terão um tempo maior. "Esses dois locais serão paradas para almoço. A princípio, a cada final de semana um local será privilegiado com intervalo de uma hora e meia para os passageiros almoçarem. Nesses dias, na outra vila, a parada será de meia hora", informou Matheus.

Trem das Montanhas Capixabas
Inaugurado em 2009, o Trem das Montanhas Capixabas é atualmente uma das mais importantes atrações turísticas do Espírito Santo. Com capacidade para até 56 passageiros, o trem passa por três importantes municípios do Espírito Santo - Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano - em um percurso de 46 quilômetros. Com a nova parada na Estação Matilde, o percurso passa a ser de 60 km.

O trem proporciona uma viagem que une a história e a cultura de pequenas cidades e belíssimas paisagens das montanhas capixabas. Inclui, ainda, como atrativos, a prática de ecoturismo e esportes radicais.

Informações à imprensa:
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308