28/09/2012 15h17 - Atualizado em 27/01/2016 15h59

Alunos da Escola Gomes Cardim discutem mercado de trabalho na área de turismo


foto: Asscom/Setur
A Setur participou do debate com os alunos dos cursos do eixo de turismo da escola Gomes Cardim.


Para comemorar o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou na noite da quinta-feira (27)  de um debate com os alunos dos cursos técnicos do eixo de turismo da Escola Estadual Gomes Cardim, localizada no Centro de Vitória.

A Setur esteve representada pela turismóloga Mariana Pires, que apresentou a palestra "As demandas que o mercado de trabalho do turismo necessita". Também participaram do debate o empresário Sérvulo Clermont, da DNA Turismo, e Luciano Andrade, coordenador do Projeto Visitar, da Prefeitura de Vitória/Instituto Goya.

O evento integra as comemorações da Semana do Turismo na escola. Na quarta-feira (27), o secretário de Estado de Turismo Alexandre Passos participou de um bate-papo informal com a equipe de professores e coordenadores dos quatro cursos (Guia de Turismo, Eventos, Agenciamento de Viagens e Lazer) e expôs as necessidades para a formação dos profissionais no setor.

Criados há três anos e com duração de um ano e meio, aproximadamente, os cursos têm se apresentado como uma grande oportunidade de colocação de alunos da rede pública no mercado de trabalho do segmento turístico.  Atualmente 90 alunos frequentam as aulas.

foto: Asscom/Setur
Adriani é aluna do curso de Guia de Turismo.




Adriani dos Santos Duarte, 26 anos, aluna do 2º módulo curso de Guia de Turismo é um exemplo disso. Ela já trabalhou por quatro anos e meio como monitora no Projeto Visitar. Ao sair do projeto e vendo que havia uma grande identificação com o trabalho, procurou se aperfeiçoar.

"Eu quero trabalhar na área e acho que o curso abre essa chance para mim. Aqui estou conhecendo técnicas de guiamento e tendo uma experiência com aulas práticas. Já consegui um estágio na Casa do Congo, na Serra. Quando terminar o curso, pretendo continuar me aperfeiçoando. Quero fazer cursos de inglês e espanhol ", projeta Adriani.




Marielton Santos de Jesus, 34, e Alin Alves da Silva, 30, são alunos do curso de Agenciamento de Viagens e também estão em busca de novas oportunidades. Ambos já trabalham em outras áreas, mas estão de olho no crescimento do setor de turismo.





foto: Asscom/Setur
Marielton e Alin fazem o curso de Agenciamento de Viagem.
"Já sou técnico em Segurança do Trabalho, mas eu queria voltar a estudar e resolvi fazer o curso. Eu quero ampliar o leque de opções no mercado de trabalho. Tenho uma perspectiva de que o turismo no Espírito Santo vai crescer e que eu posso me beneficiar com isso", conta Marielton.

Alin, que é técnico em Contabilidade e gerente de restaurante e lanchonete, também pensa assim. "O curso é excelente. Está me oferecendo muito conhecimento, visão de mercado e oportunidades. Abriu novos horizontes porque a área de turismo é muito abrangente. Eu já aplico o que estou aprendendo aqui no meu trabalho. Na hora em que aparecer uma oportunidade, com certeza eu vou abraçar", aponta.







Serviço:

Escola Gomes Cardim - Telefone: (27) 3222-2332.

Cursos                              Nº de Alunos      Carga Horária
Guia de Turismo                         28                  1.160 horas
Eventos                                     25                     840 horas
Agenciamento de Viagens         20                     810 horas
Lazer                                         17                     810 horas

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard