28/09/2012 15h17 - Atualizado em
27/01/2016 15h59
Alunos da Escola Gomes Cardim discutem mercado de trabalho na área de turismo
Para comemorar o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou na noite da quinta-feira (27) de um debate com os alunos dos cursos técnicos do eixo de turismo da Escola Estadual Gomes Cardim, localizada no Centro de Vitória.
A Setur esteve representada pela turismóloga Mariana Pires, que apresentou a palestra "As demandas que o mercado de trabalho do turismo necessita". Também participaram do debate o empresário Sérvulo Clermont, da DNA Turismo, e Luciano Andrade, coordenador do Projeto Visitar, da Prefeitura de Vitória/Instituto Goya.
O evento integra as comemorações da Semana do Turismo na escola. Na quarta-feira (27), o secretário de Estado de Turismo Alexandre Passos participou de um bate-papo informal com a equipe de professores e coordenadores dos quatro cursos (Guia de Turismo, Eventos, Agenciamento de Viagens e Lazer) e expôs as necessidades para a formação dos profissionais no setor.
Criados há três anos e com duração de um ano e meio, aproximadamente, os cursos têm se apresentado como uma grande oportunidade de colocação de alunos da rede pública no mercado de trabalho do segmento turístico. Atualmente 90 alunos frequentam as aulas.
Adriani dos Santos Duarte, 26 anos, aluna do 2º módulo curso de Guia de Turismo é um exemplo disso. Ela já trabalhou por quatro anos e meio como monitora no Projeto Visitar. Ao sair do projeto e vendo que havia uma grande identificação com o trabalho, procurou se aperfeiçoar.
"Eu quero trabalhar na área e acho que o curso abre essa chance para mim. Aqui estou conhecendo técnicas de guiamento e tendo uma experiência com aulas práticas. Já consegui um estágio na Casa do Congo, na Serra. Quando terminar o curso, pretendo continuar me aperfeiçoando. Quero fazer cursos de inglês e espanhol ", projeta Adriani.
Marielton Santos de Jesus, 34, e Alin Alves da Silva, 30, são alunos do curso de Agenciamento de Viagens e também estão em busca de novas oportunidades. Ambos já trabalham em outras áreas, mas estão de olho no crescimento do setor de turismo.
"Já sou técnico em Segurança do Trabalho, mas eu queria voltar a estudar e resolvi fazer o curso. Eu quero ampliar o leque de opções no mercado de trabalho. Tenho uma perspectiva de que o turismo no Espírito Santo vai crescer e que eu posso me beneficiar com isso", conta Marielton.
Alin, que é técnico em Contabilidade e gerente de restaurante e lanchonete, também pensa assim. "O curso é excelente. Está me oferecendo muito conhecimento, visão de mercado e oportunidades. Abriu novos horizontes porque a área de turismo é muito abrangente. Eu já aplico o que estou aprendendo aqui no meu trabalho. Na hora em que aparecer uma oportunidade, com certeza eu vou abraçar", aponta.
Serviço:
Escola Gomes Cardim - Telefone: (27) 3222-2332.
Cursos Nº de Alunos Carga Horária
Guia de Turismo 28 1.160 horas
Eventos 25 840 horas
Agenciamento de Viagens 20 810 horas
Lazer 17 810 horas
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo