20/06/2012 13h14 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Alunos estrangeiros participam de cursos oferecidos no Festival de Inverno

foto: Alex Arruda/Prefeitura de Domingos Martins
A oficina de Oboé está esntre as mais procuradas pelos estrangeiros.

Atraídos pelo alto nível dos professores que vão ministrar oficinas de música durante o XIX Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, que será realizado de 20 a 29 de julho, dos 31 cursos que serão oferecidos durante o evento, 12 já não têm mais vagas. Cento e oitenta alunos já fizeram suas inscrições, entre eles 20 estrangeiros, de países como Estados Unidos, Suécia, Sérvia e Coréia do Sul.

As oficinas mais procuradas pelos estrangeiros foram Flauta Popular (choro e samba), Canto Popular, Percussão, Oboé, Fagote, Violão Erudito e Violão Popular. As aulas serão realizadas entre os dias 23 e 27/07, com audição no dia 28. Já estão encerradas as inscrições para os seguintes cursos: Clarinete, Flauta, Oboé, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba e Bombardino, Violão Popular, Violoncelo, e Violino - Turmas 1 e 2.

Os cursos são destinados a pessoas que trabalham com música, mais especificamente com instrumentos de metais. O objetivo é lapidar os conhecimentos dos músicos locais, trazer novas experiências, acrescentar novas técnicas e proporcionar aos participantes o convívio com professores experientes.

O Festival

A 19ª edição do Festival Internacional de Música de Domingos Martins fará uma homenagem aos 150 anos dos músicos e compositores Claude Debussy e Luiz Gonzaga. Debussy, pianista e compositor francês, um dos mais importantes e influentes músicos do início do Século XX, neste ano celebraria 150 anos. Luiz Gonzaga, brasileiro considerado o rei do baião, pioneiro na apresentação de músicas do sertão nordestino, representada pela sanfona, que em 2012 completaria seu centenário.

Com o tema "do prelúdio ao baião" o festival é considerado o maior evento de música clássica e popular do Estado do Espírito Santo, e um dos mais importantes do País.

Focado na responsabilidade social e nos impactos que um evento deste porte pode trazer para um município com características tão peculiares, neste ano o Festival dedicou-se à comunidade de Domingos Martins, através de projetos socioculturais. Assim, consolidando-se como um evento de aprimoramento e intercâmbio artístico-educacional e como agente indutor do turismo.

A cidade

Com traços fortes da colonização alemã e italiana, belezas naturais e clima agradável, Domingos Martins é conhecido nacional e internacionalmente. O município que compõe a Rota do Mar e das Montanhas, durante o festival fica ainda mais charmoso e transforma o principal destino turístico capixaba da estação.

Para chegar ao município, que fica a 42 quilômetros de Vitória, basta seguir pela BR-262, no sentido Vitória - Belo Horizonte (MG). A outra via de acesso à cidade é a Rodovia BR-101 (vindo até Vitória) e depois seguindo pela BR-262.

Tania Mariano - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br