09/01/2013 13h41 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Arenas de Verão: mais entretenimento nas praias capixabas

Pela primeira vez o Governo do Estado, em uma ação conjunta entre diversas secretarias e prefeituras municipais, realiza um projeto que irá levar muita diversão, esporte e atrações culturais aos frequentadores das praias capixabas, durante os meses de janeiro e fevereiro.

O projeto Arenas Capixabas de Verão foi lançado, na manhã desta quarta-feira (09), durante uma entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria de Estado do Turismo.

As arenas são fruto de um trabalho conjunto de várias secretarias e órgãos do Governo do Estado e têm investimentos estimados em R$ 2,5 milhões. As praias de Camburi, em Vitória e Jacaraípe, na Serra serão as primeiras a receber a arena a partir da próxima quinta-feira (10). Praia Central, em Piúma;  Santa Cruz, em Aracruz; Conceição da Barra; Guriri, em São Mateus; Praia do Morro, em Guarapari; Praia da Costa e Itapoã, em Vila Velha e Praia Central em Marataízes serão as próximas.

Ao todo, nove municípios receberão as atividades que vão desde shows de artistas capixabas e cinema na praia, a desafios nacionais de futebol de areia, futevôlei e circuito de motocross.

O secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, ressaltou o ineditismo de uma ação desse porte no verão capixaba. "Nunca houve um projeto dessa magnitude no verão do Espírito Santo. Conseguimos agregar Prefeituras Municipais, Secretarias e vários órgãos do Governo do Estado em uma ação que era um pedido dos turistas que frequentam nosso litoral e buscam cada vez mais entretenimento."

Participaram do lançamento várias autoridades entre elas o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos; secretário de Estado de Cultura, Mauricio da Silva; gerente de Educação de Trânsito do Detran, Maria Helenice; coordenadora de Eventos do Banestes, Rosangela Lemos e major Barbieri, do Estado Geral da Polícia Militar.

Cultura
Os artistas selecionados pelo edital de circulação cultural oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) serão os responsáveis por animar a programação das arenas capixabas de verão.
Segundo o secretário de Cultura, Mauricio da Silva, as arenas serão uma ótima oportunidade para divulgar o talento dos artistas capixabas: "A programação cultural de verão era um pedido da comunidade e nós ficamos satisfeitos em poder oferecer de Norte a Sul do Estado um projeto que dará uma grande oportunidade para os artistas capixabas mostrarem todo seu talento".

Esporte
Na abertura da programação esportiva da Arena Capixaba de Verão, o confronto de futebol de areia entre capixabas e cariocas promete agitar as areias de Vitória e Serra, neste fim de semana. Sábado (12), na Praia de Camburi, a seleção capixaba enfrenta o Rio de Janeiro, às 09 horas. No mesmo dia, em Jacaraípe, na Praça Encontro das Águas, o Rio Branco entra em quadra para enfrentar o Flamengo (RJ), às 19 horas. No domingo (13), as seleções do Espírito Santo e Rio de Janeiro fazem mais um duelo, desta vez na arena montada na Serra, às 10 horas.

Ainda no sábado (12), a Praia de Jacaraípe será palco da 2ª Travessia Salvamar, em mar aberto. A largada está marcada para às 08 horas. Durante todo o mês, esportes como o motocross e o futevôlei estarão presentes na programação esportiva, que conta também com agendas socioesportivas e campeonatos municipais.

Para o secretário Estadual de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, o projeto vai atender, com diversas atrações, tanto ao capixaba quanto aos turistas. "Projetos como a Arena Capixaba de Verão mostram o quanto o Governo do Estado está empenhado em trazer novidades que fomentem o turismo, o esporte, entretenimento e o lazer, para os capixabas e, também, para quem visita o nosso Estado. Trata-se de um trabalho em conjunto com diversos órgãos, quem comparecer vai aprovar e aproveitar muito, durante todo o verão", destacou Vandinho.

Conscientização e Segurança
 A segurança e a conscientização sobre álcool e direção também não poderiam ficar de fora da estrutura montada pelo Governo do Estado. A Polícia Militar já conta com o reforço de 1.100 homens, incluindo unidades especializadas e batalhão de trânsito, no patrulhamento dos balneários do Espírito Santo em uma ação que vai até o carnaval.

O Detran também já deu início as suas campanhas educativas para a perigosa combinação de álcool e direção e, segundo a gerente de Educação no Trânsito, Maria Helenice, as arenas também contarão com ações inovadoras. "Lançaremos durante as Arenas de Verão a nossa campanha "Salva-vidas do asfalto" aonde educaremos os motoristas sobre a importância do cinto de segurança e uso das cadeirinhas para crianças no banco traseiro".

Divulgação e Promoção
O Banestes e a Superintendência de Comunicação Social do Governo do Estado do Espírito Santo (Secom) serão responsáveis por animar os intervalos da programação com jogos e distribuição de brindes. Brincadeiras como o chute a gol e os games em tablet prometem fazer sucesso com os frequentadores.
Nesta quarta-feira (09) tem início a divulgação das arenas nos canais de televisão e rádio e a programação completa estará, hoje à noite, à disposição no site do Governo do Estado www.es.gov.br  no link "Arena Capixaba".

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br