19/07/2012 14h29 - Atualizado em 27/01/2016 15h54

Arte e cultura movimentam turismo em Venda Nova

foto: Asscom/Setur
O Centro Cultural e Turístico da cidade é resultado de um convênio entre a Setur, a Prefeitura de Venda Nova e o MTur.

Será realizada nesta quinta-feira (19), às 19 horas, no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante, a abertura da Exposição Coletiva "Arte do povo e para o povo deste meu lugar". São mais de 25 expositores do próprio município, entre artistas, artesãos, ativistas culturais e arte-educadores. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) na divulgação.

Cultura e Direitos Humanos foram utilizados pelos artistas como temas de suas obras: desenhos, pinturas, instalações, fotografias, esculturas e arte experimental. A exposição estará aberta para visitação a partir desta sexta-feira (20) e segue até o dia 24 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

A entrada é gratuita e as visitas de grupos em outros horários poderão ser agendadas previamente pelo telefone (28) 3546-3062 ou pelo email culturavni@gmail.com.

Centro cultural

O Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante foi inaugurado em março do ano passado, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Setur, o Ministério do Turismo e a Prefeitura do município.

Além de um espaço de cultura e lazer, o Centro Cultural contribui para o desenvolvimento do turismo local e regional, especialmente no segmento do agroturismo, além de gerar emprego e renda, estimulando negócios e a captação de novos empreendimentos turísticos.

A obra teve um custo total de R$ 1.853.861,08, sendo R$ 1 milhão do Ministério do Turismo, R$ 823.861,08 da Setur, e R$ 30 mil da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante.

O município

Venda Nova do imigrante faz parte da Rota do Mar e das Montanhas e proporciona aos seus visitantes desfrutar do cotidiano da vida rural. As propriedades, algumas abertas à visitação, produzem queijos, licores, cachaça, socol e café. Na cidade, há também lojas de agroturismo, que comercializam os produtos e fornecem informações.

Serviço:
Exposição Coletiva "Arte do povo e para o povo deste meu lugar"
Abertura: 19 de julho, às 19 horas
Local: Espaço Expositivo do Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante (Rua do Ipê, 38 - Vila Betânea - ao lado da igreja Santa Terezinha)
Visitação: de 20 de julho a 24 de agosto
Agendamento e outras informações: (28) 3546-3062