06/01/2012 12h06 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Audiência Pública debate Plano de Turismo para a Região Metropolitana

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realiza nesta terça-feira (10), a partir das 14 horas, no Auditório do Departamento de Imprensa Oficial (DIO), a Audiência Pública de apresentação e validação do documento final do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável (PDITS) do Pólo Região Metropolitana.

O documento foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas-SP, como parte integrante da implantação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para o Espírito Santo. O Prodetur é desenvolvido e apoiado pelo Ministério do Turismo (MTur),  em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O PDITS está sendo elaborado para definir os objetivos, estratégias e ações que serão implementadas pelo Estado para alavancar o desenvolvimento do turismo nos municípios contemplados pelo Prodetur Nacional, ao longo dos quatro anos de execução previstos para o Programa no Espírito Santo.

O investimento total é de U$ 80 milhões ou R$ 140 milhões. Os projetos prioritários são a reurbanização da Orla do Canal de Guarapari e o Centro de Eventos de Vitória. O Governo do Estado definiu o Polo da Região Metropolitana como área prioritária para a estruturação da atividade turística, incluindo os municípios de Vitória, Fundão, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Vila Velha.

Este plano apresentará um diagnóstico do setor de turismo e da atividade turística no polo, analisando informações sobre a atual demanda e oferta de serviços, equipamentos e atividades na área.

Além disso, o PDTIS também apresenta um diagnóstico detalhado das condições da infraestrutura e dos serviços básicos na região em estudo, alertando os gestores públicos e privados para a necessidade de se ampliar estruturas para o bom atendimento aos turistas.

Para alcançar os objetivos propostos para o Polo Região Metropolitana, a estratégia central consiste em diversificar a oferta turística, consolidando os segmentos de turismo de negócios e eventos, náutico e de sol e praia, promovendo um novo posicionamento do destino Espírito Santo, apresentando um destino plural, com fácil acesso a partir do principal portão de entrada, a cidade de Vitória.

Estão convidados a participar da Audiência Pública secretários e representantes de órgãos do Governo do Estado (Bandes, Iema, DER, SPU, entre outros); prefeitos e secretários dos municípios da Região Metropolitana; membros do Conselho Estadual do Turismo (Contures); associações e entidades ligadas ao setor (ABIH, Convention, ABBTUR, Adetur, Condevit, entre outras); empresários cadastrados no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no turismo (Cadastur); e instituições de ensino.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano