06/07/2012 12h33 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Avant-Première marca lançamento do Festival de Inverno de Domingos Martins

foto: Romero Mendonça/Secom
O evento foi prestigiado por rerpesentantes do Governo do Estado e demais autoridades.

A avant-première do XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins foi realizada na noite dessa quinta-feira (05), no Theatro Carlos Gomes e marcou o lançamento do festival, que ocorrerá de 20 a 29 de julho. O tema "Do prelúdio ao baião" é uma homenagem aos músicos e compositores Claude Debussy e Luiz Gonzaga.

A noite teve apresentações do pianista Fernando Vago, que interpretou músicas de Debussi e Villa Lobos e do acordeonista Mirano Schuler e seu Trio Gonzagão de Cartola, que agitou o público com composições consagradas de Luiz Gonzaga.

Em seu discurso, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância do festival e da música como instrumento de inclusão social. "O Festival de Domingos Martins já se tornou uma referência como evento em que a música é o foco para atração turística, mas que também tem uma função social muito importante. Nós temos hoje 1.800 alunos nas escolas públicas da Grande Vitória aprendendo música. Muitos dos alunos do festival são bolsistas, ou seja, é a música e a cultura ajudando na promoção da cidadania dos jovens capixabas", comemorou o governador.

O secretário de Turismo Alexandre Passos lembrou que Domingos Martins tem importância fundamental como segundo destino indutor do desenvolvimento do turismo no Espírito Santo, depois de Vitória. "O apoio do Governo do Estado ao Festival de Inverno segue o que está definido no Planejamento Estratégico, que incluiu no Eixo Inserção Nacional a realização de eventos que divulguem as potencialidades e incluam o Espírito Santo no mercado nacional", finalizou Alexandre.

O prefeito de Domingos Martins Wanzete Krüger agradeceu o apoio e a parceria do Governo do Estado para o resgate do formato original do festival, focado na música erudita e popular, garantindo à cidade um evento bem elaborado. "Antes, a cidade ficava lotada, suja e tinha fila para tudo. Agora, nós temos um público compatível com nossa estrutura e condições de apresentar um espetáculo com música de excelente qualidade, com conforto e bom atendimento para os visitantes".

O maestro Helder enfatizou a qualidade dos músicos que participam do evento, o que faz do festival um sucesso cada vez maior. "O nível dos professores tem atraído alunos de todos os cantos do Brasil e até do exterior. Das 32 oficinas oferecidas, 15 já estão lotadas. Devido à grande procura, tivemos que ampliar as vagas em algumas delas".

Assessoria de Imprensa da Setur
Tel.: (27) 3636-8006 / imprensa@turismo.es.gov.br