16/08/2013 13h09 - Atualizado em 28/01/2016 08h20

Cachoeiro Stone Fair: Setur participa de um dos maiores eventos do turismo de negócios do ES

foto: Asscom/Setur
Cachoeiro é o maior polo de beneficiamento de rochas ornamentais na América Latina.


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vai participar com um estande de 94 metros quadrados da 36ª Feira Internacional do Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim - Cachoeiro Stone Fair, que será realizada da próxima terça-feira (20) até a sexta-feira (23).  A feira é uma promoção do Sindirochas e do Cetemag e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). A realização é da Milanez & Milaneze.

Para a edição de 2013, a feira estima atrair mais de 220 expositores, que ocuparão uma área total de 32 mil metros quadrados. São aguardadas mais de 25 mil pessoas, entre turistas e visitantes, oriundos de mais de 25 países e de 25 estados do Brasil.

As feiras do setor de mármore e granito - Cachoeiro Stone Fair e Vitória Stone Fair, que será realizada de 18 a 21 de fevereiro de 2014 - representam o maior evento do setor de Rochas Ornamentais na América Latina e um dos mais significativos para o cenário global. São também os maiores eventos do segmento do turismo de negócios do Espírito Santo.

Por se tratar de um grande vetor para o desenvolvimento do turismo de negócios no Estado, o evento gera impactos em diversas cadeias de empreendimentos turísticos: meios de hospedagem, alimentação, entretenimento, transporte e comunicação, entre outros.

A feira projeta o Espírito Santo na imprensa nacional e internacional. Sua importância também se dá na dinamização da economia local, gerando receita para hotéis, bares e restaurantes, além de outros setores ligados direta e indiretamente com o setor de turismo, uma vez que visa atrair empresários e demais envolvidos com o mercado, não só de capixabas, mas de outros 25 estados do Brasil e de outros países. Trata-se, portanto, de uma ótima oportunidade de divulgação dos produtos turísticos do Espírito Santo para este importante público.

Cachoeiro


A cidade de Cachoeiro de Itapemirim é a capital brasileira do mármore e o maior polo de beneficiamento de rochas das Américas e a Cachoeiro Stone Fair é o ponto de encontro desse mercado, sendo um ótimo investimento para seus expositores e uma excelente oportunidade para os seus visitantes.

Reunindo em um único espaço empresas do Espírito Santo e de outros estados do Brasil, a feira oferece um amplo espaço para a realização de ótimos negócios dentro de toda a cadeia produtiva do setor.

Cachoeiro de Itapemirim destaca-se pelo seu importante parque industrial de beneficiamento de mármore e granito e integra junto com outros 14 municípios da Região Sul do Espírito Santo o mais importante Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais do Brasil.

O setor


O Brasil possui uma imensa quantidade de riquezas minerais com grande potencial exportador no setor de rochas ornamentais. É o 8º país em exportação de blocos e o 5º maior exportador de rochas ornamentais acabadas.
Atualmente, o mercado de rochas no país movimenta cerca de 2,1 bilhões de dólares por ano, incluindo a comercialização no mercado interno e externo e as transações de máquinas, equipamentos, insumos e materiais de consumo e serviços.

São mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais encontradas em solo brasileiro e exploradas por 12.000 empresas instaladas por todo o território nacional, gerando 100 mil empregos diretos. Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor estão sendo feitos no Espírito Santo.

Potencialidade do Estado

Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentas são realizados no Espírito Santo. O Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas, apresentando um potencial geológico imensurável, amplamente desenvolvido por meio de investimentos em pesquisas geológicas, tecnologias de extração e beneficiamento.

Serviço:
36ª Feira Internacional do Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim - Cachoeiro Stone Fair
Data: De 20 a 23/08/2013.
Horário de Funcionamento: de 13 às 20 horas (acesso até às 19h).
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa (Rodovia Cachoeiro x Muqui, KM 01 - Aeroporto - 29314-400 - Cachoeiro de Itapemirim, ES).
Informações: Milanez & Milaneze (Avenida José Martins M. Rato, 1117, Bairro de Fátima, Serra, Espírito Santo - 29160-790) - Telefone: 27 3434.0600 - vendas@cachoeirostonefair.com.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard