19/11/2010 14h58 - Atualizado em 27/01/2016 15h30

Caminho da Sabedoria: Festa de Nossa Senhora da Saúde é opção para o final de semana

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) indica para este final de semana a Festa de Nossa Senhora da Saúde, que acontece neste domingo (21), em Ibiraçu, município que compõe o Caminho da Sabedoria. Com programação das 6 horas às 18 horas, estima-se que aproximadamente 10 mil pessoas passem pelo Santuário durante a festa.

Nesta sexta-feira (19) e sábado (20), às 18 horas, os devotos saem em procissão, do centro da cidade rumo ao Santuário, no bairro Aricanga, local onde acontece a missa a partir das 19 horas. As celebrações serão presididas por padres de diferentes paróquias da Diocese.

No final de 2008, foi elaborado um projeto prevê a construção de um templo em Aricanga para mil pessoas sentadas. Ele será concebido com uma arquitetura moderna, mas com a preocupação de uma estética religiosa. Além do templo, o projeto prevê espaço para atendimento de confissões, uma nova sala dos milagres com local para queima de velas, ambulatório de emergência, restaurante e lanchonete, loja de artigos religiosos, sanitários e berçário.

O Santuário

Os imigrantes italianos que colonizaram o Estado do Espírito Santo vieram, em sua maioria, da região de Veneto. Ali, duas grandes devoções marcam o coração de seus habitantes: São Marcos e Nossa Senhora da Saúde. É por isso que, em Ibiraçu, os imigrantes italianos construíram, logo que chegaram, a capelinha de Nossa Senhora da Saúde, na segunda metade do século XIX.

Foi a primeira igrejinha construída na região. Uma família trouxe em sua bagagem um quadro de Nossa Senhora da Saúde que foi colocado na capela. Mais tarde, este quadro foi substituído pela imagem que permanece até hoje no local. As famílias se reuniam aos domingos para fazer as orações e recitarem as ladainhas de Nossa Senhora. Por ser a primeira e única igreja da região, muita gente comparecia. Ali, realizavam-se as festas, os leilões e os batizados. Os devotos traziam ofertas valiosas em agradecimento pelas graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora da Saúde.

Por volta de 1952, a festa foi transferida para o Seminário Nossa Senhora da Saúde. Em 1997, Dom Geraldo Lyrio Rocha, então bispo da Diocese de Colatina, convocou os fiéis para celebrarem a festa de Nossa Senhora da Saúde novamente na igrejinha - já que ela acontecia na Sede de Ibiraçu - e, em 21 de dezembro de 1998, Dom Geraldo elevou o pequeno templo à categoria de Santuário Diocesano.

No dia 16 de julho de 2007, Dom Décio Sossai Zandonade, já bispo de Colatina, entrou com um pedido junto à Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos para elevar Nossa Senhora da Saúde a padroeira da diocese. Sua solicitação foi aceita por essa instância, com aprovação do Papa Bento XVI, no dia 29 de setembro do mesmo ano.

Todo dia 21 de cada mês, duas missas diárias acolhem fiéis de todas as paróquias vizinhas. O dia 21 de novembro, dia da Festa de Nossa Senhora da Saúde, é precedido por uma novena.

Conheça o Caminho da Sabedoria

O circuito turístico Caminhos da Sabedoria é fruto de um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo. Em caminhada realizada em 1987, o Monge Daiju, responsável pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem, de Ibiraçu (ES), tinha entre seus objetivos agradecer ao cristianismo e, em particular, ao catolicismo por todos os ensinamentos que recebera na infância, adolescência e que acompanham sua vida.

O município de Ibiraçu, por si só, consagra esta aliança entre as duas religiões, uma vez que abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal forte da fé católica que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Varge, local de meditação que abriga monges budistas. Caminhos da Sabedoria é um circuito de peregrinação espiritual, marcado por igrejas e capelas, além de belas manifestações da Mata Atlântica. É um caminho para ser feito com espiritualidade. Trata-se de um convite à busca da real sabedoria.

- 19 de novembro (sexta-feira)
19h: Celebração Eucarística - Pe. Antônio Pedro Guimarães Peixoto (Paróquia Coração Eucarístico de Jesus - Guaraná)

- 20 de novembro (sábado)
19h: Celebração Eucarística - Pe. Leandro Siqueira (Paróquia São Marcos - Ibiraçu)

- 21 de novembro (domingo)
6h: Missa com Pe. Zúlian Jorge de Miranda
9h: Solene Concentração Eucarística de todas as Paróquias da Diocese.     Celebração Eucarística presidida pelo bispo Diocesano, Dom Décio Sossai Zandonade
11h: Sorteios de prêmios "Ação entre Amigos"
12h: Ângelus e Ofício de Nossa Senhora - Pe. Leandro
13h: Show com bandas
15h: Missa com Pe. Leandro
17.30h: Terço Mariano, com a Equipe Liturgia
18h - Missa com Pe. Zúlian Jorge de Miranda, reitor do Santuário.
Logo após a missa, coroação de Nossa Senhora com a Paróquia São José de João Neiva.

Informação à imprensa
Karoline Campolim