01/02/2013 15h37 - Atualizado em 27/01/2016 16h05

#CarnavalCapixaba 2013: abertura oficial será nesta sexta-feira

foto: Otávio Bastos/Setur
Carro Abre-Alas da Boa Vista, campeã de 2012.

A abertura oficial do #CarnavalCapixaba será realizada às 21h30 desta sexta-feira (01), com o desfile das cinco primeiras escolas de samba do grupo especial que prometem um grande espetáculo, com muito brilho e glamour.

A expectativa é de que aproximadamente 100 mil pessoas, entre capixabas e turistas, participem dos dois dias de folia, que promete grandes novidades no Sambão do Povo.

Nesta sexta-feira (1º) e sábado (02), o público poderá conferir os desfiles das escolas do Grupo Especial nas novas arquibancadas que ficarão lotadas para ver o espetáculo que contará com a presença do governador Renato Casagrande; do secretário do Turismo, Alexandre Passos; além de várias outras autoridades.

O Governo do Espírito Santo apoia o evento, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Superintendência de Comunicação Social (Secom), Banestes, Detran e Cesan.

Para o carnaval brilhar este ano o Governo do Estado investiu R$ 6 milhões para obras de melhorias do Sambão do Povo e mais R$ 1,35 milhão repassados à Liga Espiritosantense das Escolas de Samba (Lieses), que foi destinado para fantasias das alas das baianas de das baterias.

Novo Sambão do Povo

Este ano promete ser de grande revolução na folia capixaba. Além do crescimento espetacular na qualidade das escolas e de público registrado ano após ano, a folia de 2013 marcará a inauguração das reformas do novo Sambão do Povo e o primeiro ano com transmissão nacional dos desfiles através da Rede Bandeirantes de Televisão.

As obras de reestruturação do Complexo Cultural Walmor Miranda, o Sambão do Povo, teve início na primeira quinzena de março de 2012. Esta é a maior reestruturação no complexo desde sua inauguração, em 1987, e foi feita por meio de um convênio de R$ 6 milhões, firmado entre o Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Vitória. O projeto de reforma do Sambão do Povo contempla modificações em todas as áreas.

Tanto nos setores dos camarotes A e B quanto nas arquibancadas foram construídos novos banheiros (15 ao todo) e escadas. Para garantir a acessibilidade, também foram instalados elevadores. Além disso, todas as janelas foram trocadas e as saídas de emergência construídas conforme as normas de segurança do Corpo de Bombeiros e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Outras grandes mudanças feitas visam possibilitar um ganho na área externa às arquibancadas, melhorando o fluxo de pessoas e proporcionando mais segurança a foliões e trabalhadores. Embaixo de cada arquibancada estão construídos novos banheiros já acessíveis e estruturas que serão usadas como bares, com espaço para depósito para as mercadorias.

Transmissão para o Brasil e o mundo

O #CarnavalCapixaba, será transmitido ao vivo pelas emissoras TV Educativa (TVE), Band e pelo portal de notícias Gazeta Online, direto do Sambão do Povo.

Uma das novidades neste ano, é a transmissão da TVE via sinal digital para os municípios do Espírito Santo. "Serão mais de 40 profissionais envolvidos por dia e o público poderá acompanhar pela TVE e também pela Internet, por meio do Gazeta Online. A transmissão pelo portal chegará a mais de 60 países.

Outra novidade é a transmissão em rede nacional que será realizada pela TV Band. Pela primeira vez, os desfiles do grupo especial do #CarnavalCapixaba terão destaque em todo o Brasil por meio da TV aberta, e a equipe da Band já está no Estado para fazer a cobertura, juntamente com a afiliada TV Capixaba.

A transmissão em nível nacional foi uma articulação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) com outros órgãos do Governo Estadual, entre eles a Superintendência de Comunicação (Secom), Detran|ES e Banestes. Os desfiles do sábado (02) serão exibidos ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão e pela Band Internacional.

Acesse o site da Lieses e programe-se para curtir a folia que dá início ao carnaval brasileiro: http://www.lieses.com.br/carnaval2013.htm

Acompanhe o #CarnavalCapixaba também por meio do witter.com/GovernoES.

Serviço:

Programação

A ordem dos desfiles das escolas de samba capixabas já está definida mediante sorteio, e a melhor opção é escolher a sua escola de coração, comprar sua fantasia e cair no samba.

Sexta-feira (01) - 22h
1- Tradição Serrana