16/05/2013 15h08 - Atualizado em 27/01/2016 16h10

Casa da Memória de Cachoeiro terá Centro de Informações Turísticas

foto: PMCI
A Casa da Memória foi totalmente reformada e vai abrigar um Centro de Informações Turísticas.

Nesta sexta-feira (17) O Governo do Espírito Santo e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim entregam, às 10 horas, a reforma da Casa da Memória, onde será implantado o Centro de Informações Turísticas do município. O evento será realizado na Rua 25 de Março, ao lado do INSS.

A obra, iniciada em dezembro de 2010, é fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura de Cachoeiro, no valor de R$ 148.216,86. O antigo casarão foi totalmente reformado, com obras de paisagismo, troca do piso e do forro, recuperação das esquadrias - portas e janelas - remodelagem da cozinha, construção de dois banheiros externos - masculino e feminino. A acessibilidade foi outra preocupação do projeto de reforma, com adaptação dos banheiros e construção de uma rampa de acesso externa.

Casa da Memória

No ano de 1920, aproximadamente, foi construída a que seria uma das casas mais importantes do município de Cachoeiro de Itapemirim: a Casa da Memória. Situada à Rua 25 de Março, 106 - o imóvel pertencia à família Ribeiro. No dia 22 de dezembro de 1988, foi tombada como patrimônio histórico.

Como o próprio nome diz, guardava a "memória" cultural cachoeirense em exposição de fotografias e manutenção de materiais que retratam os aspectos marcantes da fundação da cidade. O imóvel é de grande valor histórico, pois mantém sua linha arquitetônica original. A Casa da Memória já foi sede provisória da Secretaria de Cultura e da Academia Cachoeirense de Letras.

Cachoeiro do Itapemirim

O município de Cachoeiro de Itapemirim é rico em produção cultural.  Cidade do rei Roberto Carlos, e do maior cronista da língua portuguesa, Rubem Braga.  A cidade é responsável por sediar 60% da produção de mármore e granito capixaba, sendo líder na economia do Sul do Estado. As belezas naturais e as construções antigas também merecem destaque.

As programações turísticas são uma mistura de cultura, história e diversão. Na Praça da Poesia são realizados vários eventos culturais. Bem ao lado da praça está a famosa Casa dos Braga, onde nasceram Newton e Rubem Braga, e que hoje abriga a biblioteca municipal e o acervo da família Braga.  Já a Casa de Cultura Roberto Carlos, onde nasceu e cresceu o cantor, revela um pouco de sua vida e trajetória na música.

Com mais de um século, tem ainda a famosa Fábrica de Pios de Aves.  Desde a sua fundação, a fábrica produz artesanalmente apitos de madeira, que transmitem sons similares aos das aves.  Estes objetos são internacionalmente conhecidos, sendo exportados para vários países.

A Feira de Artesanatos acontece todas as sextas e sábados em frente ao Teatro Municipal. O acontecimento é uma diversão à parte na cidade e atrai muitas pessoas.

O interior de Cachoeiro de Itapemirim é rico em belezas naturais que proporcionam muita diversão e lazer.  A Reserva do Cafundó fica a 30 minutos do Centro e é um local propício para aproveitar o som da natureza e observar a fauna e a flora. Lá está a maior reserva particular do patrimônio natural do Estado, onde há um restaurante que oferece pratos da tradicional cozinha caipira.

Em São Vicente se encontra a Cachoeira Alta, com 100m de queda, e a Pedra da Ema de Burarama, que recebe este nome porque sua sombra, no final da tarde, projeta  a figura de uma ema na pedra.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br