13/06/2012 14h05 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Casa de Pedra: atrativo Nova Venécia pode ter museu para valorizar a cultura local

foto: Asscom/ Prefeitura deNova Venécia
A Casa de Pedra vai servir como espaço para exposições culturais.

Nova Venécia acaba de restaurar e inaugurar mais um importante atrativo turístico para o município: a Casa de Pedra. Com isso, a população ganha um novo símbolo histórico da colonização italiana e registra mais um incentivo à cultura local.

A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (12) e contou com a Lira Municipal Mateus Toscano e com apresentações culturais dos alunos da escola Polo de Educação Infantil, Maria Rodrigues Leite. A Casa de Pedra fica nas proximidades do escritório da Cesan.

A princípio, a Casa de Pedra vai servir como espaço para exposições culturais. No entanto, a Prefeitura também cogita a ideia de abrigar no local um museu com acervo cultural de Nova Venécia, reunindo objetos, documentos, jornais e fotografias que contam a história social, política e econômica do município.

Já o anexo, que conta com palco, auditório para 150 pessoas e banheiros, será utilizado para apresentações artísticas e palestras.

A restauração foi acompanhada por uma comissão indicada pela Prefeitura, para evitar a descaracterização do monumento, que é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura desde 2003.

As obras, iniciadas em 2010, custaram R$ 526.730,42, recursos do Governo Federal, resultado de um convênio assinado entre a Prefeitura de Nova Venécia e o Ministério do Turismo.

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Luma Poletti - luma.dutra@turismo.es.gov.br