01/04/2014 07h16 - Atualizado em 28/01/2016 08h40

Castelo: Gruta do Limoeiro terá programação especial sobre a história dos índios Puris-Coroados

foto: Prefeitura de Castelo
A Gruta do Limoeiro também agenda visitas monitoradas para grupos.

No mês de abril comemoramos o Dia do Índio e para marcar a data a Prefeitura de Castelo e Associação Turística do Limoeiro (Limotur), prepararam uma programação especial para grupos escolares, com visitas conduzidas à Gruta do Limoeiro.

O objetivo é levar estudantes de todo o Espírito Santo para vivenciarem o cenário onde habitavam os índios Puris-Coroados. Durante as para visita, os alunos poderão conhecer a gruta, o cemitério dos Puris-Coroados e a reprodução de uma oca, além de participarem de várias brincadeiras alusivas ao tema.

"Criamos esta programação voltada para o turismo pedagógico para incentivar o turismo regional. É muito importante que as pessoas conheçam os atrativos turísticos da nossa região, além de estimular os estudantes a conhecerem melhor a nossa história", informou o secretário municipal de Turismo e Cultura de Castelo, Marcos Lopes.

Gruta do Limoeiro

Localizada no distrito de Limoeiro, no interior do município e distante apenas 15 km da sede, a Gruta do Limoeiro é a mais importante área de estudos sobre a pré-historia do Espírito Santo. Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local há cerca de 5.000 anos.

foto: Prefeitura de Castelo
Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local há cerca de 5 mil anos

A gruta também possui características geológicas diferentes da maioria das grutas, devido à sua particularidade relacionada à formação dos espeleotemas (formações rochosas, resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água).

Em seu interior é possível encontrar diversas formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são:  cortinas, estalactites, estalagmites e travertinos.

As visitas serão monitoradas e devem ser agendadas pelo telefone, de segunda a sexta-feira, de 07 às 13 horas, na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (28 3542-8532); ou de terça a domingo, de 09 às 16 horas, no Paiol da Gruta (28 99986-1542).

Assessoria de Comunicação da Setur-ES
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br

Prefeitura de Castelo
Letícia Gava
Jornalista
Coordenadora de Comunicação
Tels: (28)3542-6426 ou 98112-5138.