20/05/2014 06h41 - Atualizado em 28/01/2016 08h41

Centro de Eventos: Audiência Pública vai apresentar Estudo de Impacto de Vizinhança

O Centro de Eventos de Vitória, uma antiga aspiração da maioria dos setores envolvidos na cadeia produtiva do turismo no Espírito Santo, fica cada vez mais perto de se tornar uma realidade. Nesta segunda (19) e terça-feira (20), a partir das 19 horas, serão realizadas as audiências públicas com moradores e lideranças comunitárias da capital para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Centro de Eventos de Vitória. 

O Centro de Eventos é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e a Prefeitura de Vitória. A contratação da empresa e a fiscalização das obras são de responsabilidade do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). 

Investimento
O investimento do Governo do Estado na construção do empreendimento será de R$ 98,5 milhões.  O Centro de Eventos de Vitória será o maior espaço para a realização de feiras, shows, congressos e seminários da Capital, com capacidade para acomodar até 15 mil pessoas, e em eventos simultâneos. 

Com um conceito inovador e arquitetura contemporânea, o equipamento público está sendo projetado com espaços multifuncionais e versáteis que permitirão a realização de atividades simultâneas para até 15 mil pessoas. Serão mais de 42 mil metros quadrados, dotados de uma área para a realização de feiras e exposições, arena multiuso, restaurante e estacionamento com 1.691 vagas.

Localização
Localizado entre a Praia de Camburi e o novo terminal de passageiros do Aeroporto Eurico Salles, o Centro de Eventos será construído em um terreno de 100 mil metros cedido pela Infraero ao município e ao Estado. A área é considerada privilegiada e estratégica do ponto de vista da possibilidade do acesso direto dos turistas e passageiros que chegam para os eventos, além da proximidade da rede hoteleira de Vitória e Vila Velha.

Além do layout clean, o novo Centro de Eventos de Vitória também inova com uma fachada e linhas marcantes que revelam a modernidade da edificação. Desenhado por arquitetos com expertise na área, o Centro foi pensado como solução para as necessidades da cidade com base em empreendimentos similares implantados em Fortaleza e Belo Horizonte. Conforto térmico, acústico e acessibilidade em todas as dependências foram elementos fundamentais definidos nesse projeto. 

A edificação pública também é pioneira na implementação de elementos sustentáveis para economia energética. Outro destaque é a minimização de impactos com a mobilidade, uma vez que o turista que desembarcar no novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória não precisará se deslocar de carro até o Centro de Eventos. Eles poderão seguir a pé para participar de congressos e feiras.

Serviço:
Audiências Públicas para apresentação, deliberação e validação pela população dos estudos do Centro de Eventos de Vitória, a ser construído no entorno do Aeroporto Eurico Salles.
Data: 19 e 20 de maio - terça-feira
Horário: A partir das 19 horas
Local: Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), localizada na Rua Francisco Fundão, 155, Bairro República, Vitória.

Informações à imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308 
imprensa@turismo.es.gov.br 
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard