17/10/2012 08h00 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Centro de Eventos deve impulsionar turismo na Região das Montanhas Capixabas

Duas empresas já manifestaram interesse em fazer o estudo de viabilidade técnica e econômica e a modelagem do projeto do Centro de Eventos Multiuso das Montanhas Capixabas (CEMMC). O trabalho deve ser entregue à Secretaria de Estado do Turismo (Setur) até o início de novembro.

Na fase seguinte será lançado edital para a contratação, também por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), do projeto executivo do Centro de Eventos que terá capacidade para até 2 mil pessoas.

O Centro será implantado no distrito de Aracê, em Domingos Martins, em terreno com 24 mil metros quadrados, de propriedade do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no entroncamento para Afonso Cláudio.

PMI

O Aviso de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Setur, de Número 01/2012, que inicia a implantação do projeto, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DIO-ES) no dia 5 de julho deste ano. Este é o primeiro PMI no Estado.

O PMI convida pessoas físicas ou jurídicas do direito público ou privado, individual ou em grupo, para a realização de modelagem jurídica e estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira para a implantação do Centro.

Plano estratégico

A implantação do Centro de Eventos das Montanhas está prevista no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Região das Montanhas Capixabas e também no eixo Conhecimento, Desenvolvimento e Inovação do Plano Estratégico do Governo do Estado.

A obra contribuirá com o desenvolvimento e dinamização da cadeia produtiva turística local, atraindo investidores e fortalecendo o turismo de negócios e de eventos. Tudo isso resultará na ampliação da geração de emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida dos municípios da região.

O objetivo é consolidar a Região das Montanhas Capixabas como um polo de eventos de projeção nacional - a exemplo da Serra Gaúcha (RS), Serra Negra e Campos do Jordão (SP) -, ampliando a realização de eventos e abrigando aqueles já presentes na região, como a Feira Regional de Agroturismo das Montanhas Capixabas, o Simpósio Capixaba de Seringueira, o Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, entre outros.

A Região das Montanhas Capixabas se destaca pela sua beleza natural e pela preservação da cultura dos imigrantes. Por isso, os municípios que compõem essa região apresentam grandes potencialidades, com o setor de turismo crescendo em torno de 10% ao ano.

Além dos atrativos turísticos, a região desenvolve-se também por meio da cafeicultura, da fruticultura e da olericultura, atividades econômicas que demandam um espaço físico com infraestrutura adequada para a realização de feiras, congressos e exposições.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br  
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard