01/06/2012 15h26 - Atualizado em 27/01/2016 15h51

Circuito Caminhos da Sabedoria será lançado neste sábado (02) em Ibiraçu

Um novo circuito turístico promete movimentar o segmento religioso no Estado. Neste sábado (02), às 9h, será realizado no Complexo Cultural Roque Peruch, em Ibiraçu, o lançamento oficial do Circuito Caminhos da Sabedoria. A promoção deste novo circuito turístico é uma ação da Prefeitura de Ibiraçu, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), da Diocese de Colatina e do Mosteiro Zen Morro da Vargem.

O secretário Alexandre Passos e técnicos da Setur participarão da solenidade, quando serão apresentados o projeto e o roteiro de lazer e serviços ao longo do circuito. Em seguida será feita uma visita a alguns estabelecimentos próximos à sede do município. O Circuito Caminhos da Sabedoria é composto por 14 empreendimentos que atuam em diferentes segmentos da atividade turística: alimentação, artesanato, agroindústria, agroturismo, hospedagem, lazer, ecoturismo, eventos, turismo pedagógico e educacional e turismo religioso e espiritual.

Caminhos da Sabedoria

O trajeto foi criado a partir da caminhada realizada em 1987 pelo Monge Daiju, como forma de agradecer ao cristianismo pelos ensinamentos que recebeu na infância. O circuito é, portanto, fruto de um diálogo entre o budismo e o cristianismo. Uma peregrinação espiritual marcada por igrejas e capelas, além de belas manifestações da Mata Atlântica.

O município de Ibiraçu, por si só, consagra esta aliança entre as duas religiões, uma vez que abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal forte da fé católica que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Vargem, local de meditação que abriga monges budistas. Um convite à busca da real sabedoria.

O lançamento de roteiros religiosos no Estado vai ao encontro da portaria nº 125 publicada pelo Ministério do Turismo em julho de 2011. A nova norma busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia, gerando emprego e renda e consolidando municípios como destinos turísticos.  Ao lado de grandes eventos e roteiros do segmento, como a Festa da Penha, os Passos de Anchieta, Festa de Corpus Christi de Castelo, entre outros, a criação do circuito Caminhos da Sabedoria insere o Espírito Santo cada vez mais na rota do turismo religioso do País.

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Luma Poletti - luma.dutra@turismo.es.gov.br