03/08/2012 07h12 - Atualizado em 27/01/2016 15h54

Circuito "Caminhos do Imperador" será lançado em Conceição do Castelo nesta sexta-feira (03)

O Espírito Santo ganhará mais um circuito turístico visando incentivar ainda mais a visitação e o desfrute das belezas capixabas. Trata-se da rota "Caminhos do Imperador". O lançamento oficial será feito durante a Feira Regional de Agroturismo e o Seminário de Planejamento Estratégico da Região das Montanhas Capixabas, que serão realizados nesta final de semana, entre os dias 03 e 05, em Conceição do Castelo.

A abertura oficial com lançamento do circuito será na sexta-feira (03), às 19 horas. No sábado (4), das 10 às 15 horas, será realizado um passeio turístico pelo novo circuito.

A iniciativa partiu da ideia de trabalhar com o rico histórico cultural do município, que está entre as 31 cidades que fazem parte da Rota Imperial, trajeto que leva este nome por ter sido utilizado por Dom Pedro II, e liga o interior de Minas Gerais ao litoral do Espírito Santo. Pensando em usar este apelo histórico da Estrada Real, que no Espírito Santo leva o nome de Rota Imperial, o circuito turístico "Caminhos do Imperador", tem como desafio projetar a imagem de Conceição do Castelo no cenário estadual, nacional e até mesmo internacional.

Feira

A Feira Regional das Montanhas Capixabas terá apresentações culturais com grupos de danças e músicas típicas, folia de reis, balé, mini tombo da polenta e até samba de boteco, além de praça de alimentação.

O evento é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, da Associação de Agroturismo do Estado do Espírito Santo (Agrotures) e da Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo realizarão e conta com o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).

Fazem parte do circuito empreendimentos agroindustriais, de artesanato, alimentação, hospedagem, culturais e de lazer em geral.

São eles: Casa do Artesão (venda de produtos da agroindústria e produtos do artesanato local), Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (construção centenária que guarda traços da arquitetura barroca. No seu interior encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição, trazida de Portugal por José de Souza Pinto no ano de 1887); Memorial Frei Alaor; Cachoeiras da Fumaça, do Vargas, do Rachabunda.; Casa de Chá Flor de Viçosa; Agroindústria da Edinéia - produtos artesanais; Restaurante "Delícias da Terra"; Bar e Restaurante Santa Luzia; Pousada e Restaurante Rural "Fogão a Lenha" da Assunta Belisário; Lao's Hotel; Hotel Shambley; Restaurante Rural "Rancho da Dalvinha"; R & R Produtos caseiros da Regina e Rita (variedades de produtos caseiros); Pousada e Agroindústria "Recanto Verde" Jesualda; Society e Área de Lazer do Celso, Vale do Emboque, Fazenda Capijuma, Produtos Marip, Produtos Recanto Verde, Vinho Vô Luis.

Serviço:

Seminário de Planejamento Estratégico da Região das Montanhas Capixabas e Feira Regional de Agroturismo
De 03 a 05 de agosto - Praça Osvaldo de Mello Rigo - Centro - Conceição do Castelo/ES.
Onde ficar: Conceição do Castelo - Hotel Shambley (28) 9946-2884 ou Lao?s Hotel (28) 3547-1071; Venda Nova do Imigrante - Hotel Ventorim (28) 3546-6614 ou Hotel Esmig (28) 3546-1213.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br