28/12/2012 14h31 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Circuitos Turísticos destacam diversidade cultural do Espírito Santo

O Espírito Santo tem várias opções de lazer para diversão e descanso que ainda não são conhecidas por turistas de outros estados e até mesmo pelos capixabas. Uma ótima oportunidade para aproveitar a grande diversidade trazida por imigrantes italianos, alemães, pomeranos, quilombolas e indígenas apresenta roteiros que propõem o resgate histórico e o conhecimento de uma cultura peculiar trazida por imigrantes de cada região. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) indica alguns dos Circuitos Turísticos do Espírito Santo que destacam as belezas naturais, as tradições culturais, a história, e muito mais.

Explorar o Patrimônio Histórico Cultural capixaba é uma viagem entre o passado e o presente do Espírito Santo, preservados nos casarios de municípios como Muqui (Sul), São Mateus (Norte), Santa Teresa, Santa Maria do Jetibá e Santa Leopoldina (região Centro-serrana), no Convento da Penha (Vila Velha) e também nas construções do Centro de Vitória. Confira as opções:

Circuito Turístico Rural do Vale da Estação - Domingos Martins

foto: Asscom/Setur
Vale da Estação: onde se iniciou a colonização de Domingos Martins.
Está situado no Distrito de Santa Isabel, onde se iniciou a colonização de Domingos Martins. Este circuito tem muita história para contar e possui muitas belezas naturais, como montanhas, vales, rios e a estação ferroviária.

O cenário bucólico abriga empreendimentos ligados à prática do agroturismo e da agroindústria. O Circuito do Vale da Estação oferece produtos caseiros, como bombons, doces, massas, embutidos, licores, além do artesanato. Possui também cachoeira iluminada para banho noturno, bica d?água massageadora, mini usina hidrelétrica e moinho de pedra tocando a água.

Circuito Turísitco Demétrio Ribeiro - João Neiva
Reúne os casarões históricos, abrangendo as localidades de Demétrio Ribeiro, Barra do Triunfo e Acioli. As construções - algumas erguidas há mais de 100 anos - ainda preservam a estrutura original, bem como móveis e objetos da época.

Além da história, quem visitar os casarões também vai poder conhecer e adquirir o artesanato e produtos da culinária italiana. A oferta turística é ampla. Na primeira propriedade para quem sai de João Neiva, o visitante vai encontrar artesanato e fubá moído na pedra. Nas demais propriedades é possível degustar e comprar licores, queijos e outros produtos da culinária italiana. Além disso, a região de Demétrio Ribeiro é muito conhecida pelo capeletti.

A propriedade no sítio Pedra D'Água também conta com alambique e há ainda o casarão dos violinos, com instrumentos antigos. A prefeitura estima que existam mais de 50 casarões no interior do município. Dezoito deles estão concentrados na localidade Demétrio Ribeiro e entorno. Há também 25 construções na região de Valada Cavalinhos e no distrito de Acioli, cerca de 22 quilômetros da sede.

Circuito Turístico Caminhos das Pedras e do Mar - Itapemirim

Experimente as belezas e delícias deste circuito. Em Itapemirim, o mar fica mais próximo das montanhas e o calor das areias das praias contrasta com o clima ameno da região do Frade e da Freira, às margens da BR-101. Além de exuberante beleza granítica, com imagens típicas dos cartões postais da região, é ideal para a prática dos esportes de aventura (voo livre, rappel e trilhas).

A economia local tem como base o cultivo da cana-de-açúcar, a produção de leite e a pesca. Aliás, Itapemirim destaca-se por estar em primeiro lugar na pesca e exportação do atum e do dourado no Espírito Santo, destacando-se também na gastronomia, à base de peixes e frutos do mar.

A imigração deixou um rastro histórico cultural na região, eternizado pelo jongo, as igrejas, casarios e nos quadros de D. Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina.

Circuito Turístico dos Imigrantes - Anchieta
foto: Tadeu Bianconi/Setur
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.


Um passeio pela terra que leva o nome do Padre José de Anchieta. Voltado para o agroturismo, este circuito é marcado por tradições, cultura e gastronomia. Dotado de infraestrutura de hotéis fazenda e hospedagem Cama e Café, o circuito também oferece lazer, aventura e belas paisagens, como a cachoeira de Baixo Pongal e o mirante de Alto Joeba, com 330 metros de altitude e vista panorâmica para o mar. Além disso, há também fábrica de picolé, produção e comercialização de cachaças, massas, biscoitos, bolos, pães caseiros, licores, geléias, defumados, vinhos, mel, confecção de roupas, esculturas em madeira, entre outros.

Circuito Caparaó Capixaba
O circuito Caparaó Capixaba é composto por 23 empreendimentos no entorno do Parque Nacional do Caparaó, envolvendo os municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e Ibitirama. Abundante em águas que descem das montanhas em cachoeiras cristalinas e em vales emolduradas pela Mata Atlântica. São ofertados serviços de condutor e transporte credenciados para subida (noturna e diurna) ao Pico da Bandeira, caminhadas e circuitos ciclísticos, roteiros vivenciais e terapias holísticas. Os meios de hospedagem e refeição primam pela hospitalidade e aconchego. A contratação de pacotes pode ser feita por agência local. Agroindústrias tradicionais de cachaça, café, laticínios e mel. Mais informações no site www.circuitocaparaocapixaba.com.br

Circuito Turístico Terras Pomeranas - Santa Maria de Jetibá
Caminhe pelos encantos da cultura pomerana, natureza e descubra a vida saudável e o prazer simples da vida do campo. Com beleza exuberante, florestas e cachoeiras, e um pouco de aventura, esse circuito oferece visitação a propriedades de agricultura familiar e orgânica, floricultura e fruticultura (uva, framboesa, morango, amora, entre outros). Também é possível se deliciar com os produtos típicos da região, como pães, biscoitos e o tradicional brot (pão de milho dos pomeranos). Visite o ?colha e pague? de produção de uvas Niágara e comercialização de vinhos.
 
Circuito Turístico Vale das Etnias - Santa Leopoldina
Este circuito tem como símbolo uma grande diversidade étnica, recheado de história, cultura, boa infraestrutura de hospedagem e de restaurantes, com gastronomia muito especial e atrativos de encher os olhos do visitante. Oferece comidas e produtos típicos dos imigrantes que povoaram a região, como vinhos, licores, geléias, cachaças e fábrica de móveis rústicos.

Saiba mais sobre os Circuitos Turísticos do Espírito Santo nos links: www.circuitosturisticosdoes.com.br / www.descubraoespiritosanto.es.gov.br


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo 
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard