08/04/2011 14h30 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Comitê ES Copa 2014: Governo cria Comitê a amplia possibilidade de divulgação do estado

No dia 7 de abril o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, oficializou a intenção do Espírito Santo em participar do maior evento de futebol mundial, assinando o Decreto que institui o Comitê ES Copa 2014. A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta e acompanhada de perto pelo secretário de Estado de Turismo (Setur), Alexandre Passos, que participa do Comitê capixaba, e pelo presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014, Ricardo Teixeira.

Além da Setur, fazem parte do Comitê Organizador ES Copa 2014 a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que terá o secretário Vandinho Leite como coordenador geral, a Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), a Federação Capixaba de Futebol, a Fundação Espírito Santo Turismo & Eventos - Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, o Sindicato dos Restaurantes, Bares, e Similares (Sindibares), o Movimento Empresarial do Espírito Santo - "Espírito Santo em Ação" e a Assembleia Legislativa. Conforme previsto no Artigo 3º do decreto, as prefeituras também podem participar, mediante convite do governador.

O governador Renato Casagrande fez questão de enfatizar que a intenção é dotar o Espírito Santo de infraestrutura para que esteja apto a ser um dos estados escolhidos pela CBF para participar efetivamente da Copa. "Com este comitê, nós nos credenciamos junto aos organizadores da Copa, para que observadores venham ao Estado e conheçam nosso potencial e nossa estrutura para uma avaliação formal. Precisamos preparar e avançar em uma série de investimentos públicos e privados para que tenhamos condições de receber equipes para a pré-temporada", explicou.

Renato Casagrande explicou ainda que a meta não é só fazer parte do evento esportivo, mas também entregar novos equipamentos públicos de qualidade à população. "Vamos melhorar a infraestrutura na área dos esportes e já estamos fazendo essas intervenções. Mas os investimentos vão além dos jogos, eles também servirão para melhorar a qualidade de vida dos capixabas e dar oportunidades a nossos atletas. O esporte deve ser um mecanismo de inclusão social, de combate à violência e ao uso de drogas", disse.

A localização estratégica do Espírito Santo e sua história esportiva foram destacadas pelo presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014 e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.  E toda a movimentação que vem sendo feita no Estado para se credenciar como Centro de Treinamento. "O Estádio Kleber Andrade possui condições para receber uma seleção para fase de treinamentos e, se o Estado for escolhido por alguma seleção, pode até receber jogos amistosos dessa seleção", acrescentou o presidente da CBF.
O secretário Alexandre Passos destacou que a Copa é também uma grande oportunidade para aumentar o fluxo turístico e divulgar o Espírito Santo. "O Brasil vai receber cerca de 600 mil novos turistas na Copa do Mundo. Nós temos a possibilidade de trazer muitos deles para acompanhar o treinamento de uma ou duas seleções a ainda conhecer as nossas belezas, nossos monumentos e a rica cultura do nosso povo que é tão acolhedor", frisou.

Proposta capixaba

Tendo em vista a inserção capixaba em um dos principais eventos esportivos do Mundo, em fevereiro deste ano as Secretarias de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e de Turismo (Setur) promoveram uma reunião com empresários do setor turístico da Grande Vitória e do interior para apresentação do projeto capixaba e também do caderno de encargos do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014.

Essa reunião serviu para que os empresários pudessem conhecer cada detalhe para uma possível candidatura. Após o encontro, o secretário Vandinho Leite protocolou na sede do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014, no Rio de Janeiro, as opções de Centros de Treinamentos do Espírito Santo.

As opções capixabas consistem de dois modelos. Uma reúne hotel e centro de treinamento em locais distintos. Enquanto as hospedagens podem ser nos hotéis Radisson, Quality Vila Velha e Quality Aeroporto, os locais de treinamento podem ser escolhidos entre o Estádio Estadual Kleber Andrade, a Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (AERT) e o Centro Olímpico Jayme Navarro de Carvalho/Salvador Venâncio da Costa.
No segundo modelo, as seleções dispõem de hospedagem e treinamento no mesmo local. Para isso, as opções cadastradas são os hotéis Flamboyant e o Parque do China. Somando os dois modelos, o Estado têm seis opções cadastradas no Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014.

Pré-requisitos
Para receber uma seleção para fase de treinamentos no Espírito Santo é preciso que o Estado tenha um Centro de Treinamento que atenda todos os pré-requisitos do Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014.
Entre elas, o Centro deve estar localizado em área tranquila; disponível para uso exclusivo da FIFA e da seleção participante por um período de pelo menos 45 dias durante a Copa do Mundo; e dispor de funcionários que falem inglês, espanhol, francês e alemão.

Entre as exigências da FIFA, o hotel deve possui status de no mínimo três estrelas; acomodação para 100 pessoas (entre comissão técnica, equipe profissional e atletas); refeitório; auditório para 50 pessoas; área cercada de estacionamento para pelo menos seis vagas, sendo um ônibus e cinco vans; área de estacionamento pavimentada para a imprensa com 70 lugares em local próximo ao Centro de Treinamento.

Já o Centro de Treinamento, precisa ser dotado de um, se possível dois campos em excelentes condições (um com medidas de 105m x 68m e outro de 52,5m x 68m), ambos com sistema de iluminação; dois bancos para jogadores com 14 lugares cada um, com cobertura translúcida; quatro bancos para oficiais com cinco lugares cada, também com cobertura translúcida; academia de musculação; espaço coberto (estilo ginásio) para treinamentos específicos.
Um dos fortes aliados da campanha do Espírito Santo é o novo Estádio estadual Kleber Andrade, que desde abril do ano passado está passando por obras de reforma e ampliação. Com investimentos do Governo do Estado, a nova praça esportiva pode pesar na campanha do Estado para abrigar uma seleção em sua fase preparatória para a Copa do Mundo FIFA 2014.

Com investimentos que chegam aos R$ 100 milhões, o equipamento terá capacidade para 23 mil pessoas sentadas e bem acomodadas, cinco quadras poliesportivas, pista de atletismo, edifício educacional e uma concha acústica para shows.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel: (27) 3636-8006
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard