03/09/2010 13h40 - Atualizado em 27/01/2016 15h39

Confira opções turísticas para aproveitar o feriado no Estado

Para aproveitar o feriadão que se aproxima, o Espírito Santo oferece muitas opções, como festas, montanhas, praia e uma rica culinária. Há também festa na Capital Vitória, que comemora 459 anos, com muitas atrações, nesta quarta-feira (08). Para quem quer ir à praia e curtir o momento com a família, Guarapari possui algumas das praias mais famosas do Brasil, como a do Morro, Bacutia, Areia Preta e Setiba, dentre outras, para praticar esportes náuticos, nadar e contar com as programações locais.

Mas também há opções nas montanhas. A aproximadamente 100 quilômetros de Vitória, na região de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, é possível aproveitar o agroturismo nas propriedade locais, que possuem uma bela natureza, campos cultivados, clima agradável, boa comida e muita história para contar. A região oferece uma grande variedade de produtos, como geleias, doces, socol, queijo, vinhos, artesanato entre outros.

E para quem prefere tranquilidade o caminho certo é a Região Norte do Estado, onde se encontram praias desertas, reservas ecológicas, manguezais e lagoas. Na cidade de Aracruz pode-se conferir as reservas indígenas, às margens do Rio Piraquê-Açu. Em Linhares o turista fica por conta das diversas lagoas que compõe as paisagens. Em São Mateus o passeio pode ser feito no Sitio Histórico do Porto, Reserva Biológica de Sooretama e a Reserva Natural da Vale. Por último a cidade de Conceição da Barra encanta a todos com as dunas e suas praias.

Culinária capixaba

Há ainda um roteiro gastronômico a ser seguido no feriado, degustando os pratos típicos da culinária capixaba, ligada a peixes e frutos do mar, resultado da miscigenação, indígena/ africana/ portuguesa, principais etnias que ocuparam a região. Os principais pratos são a torta capixaba e a Moqueca Capixaba. O mais famoso é a moqueca, de peixe, que é servida com o acompanhamento de arroz e pirão. Esses dois pratos da culinária são preparados em panelas de barro, expressão máxima do artesanato capixaba. As panelas são confeccionadas na comunidade de Goiabeiras por um grupo de mulheres conhecidas como Paneleiras de Goiabeiras.

Rotas turísticas

O turismo no Espírito Santo está organizado em rotas turísticas. Caminhos que levam o visitante para desfrutar as delicias do litoral, do turismo religioso, náutico, ecoturismo e do agroturismo. Os destinos são divididos em oito rotas, quatro delas com acesso pela capital Vitória, onde fica localizado o principal aeroporto do Estado.

Rota do Caparaó

Esta rota abarca 11 municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó, localizado na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e onde está situado o Pico da Bandeira, com 2.890m de altitude. Dela fazem parte os municípios de: Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e Ibatiba.

Rota Caminho dos Imigrantes

A Rota Caminhos dos Imigrantes é formada pelas cidades de Cariacica, Itarana, Santa Teresa, Fundão, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e São Roque do Canaã. São vários quilômetros de belezas naturais. Esta Rota proporciona diversão e uma aula de cultura para que procura conhecer um pouco de suas raízes ou, até mesmo, quer aprender mais sobre o Espírito Santo.

Rota do Sol e da Moqueca (Vitória, Serra, Guarapari, Vila Velha e Anchieta)

Essa foi à primeira rota criada no Espírito Santo. Própria para quem curte praia, turismo náutico, turismo religioso, histórico/cultural e gastronomia.

Rota do Mar e das Montanhas (Vitória, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante).

Rota do Verde e das Águas (Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra).

A Rota do Verde e das Águas constitui um roteiro de extremas riquezas naturais que permite ao turista adentrar-se na história dos municípios e vivencias o bucolismo das praias.
Rota dos Vales e do Café (Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Marataízes, Vargem Alta e Mimoso do Sul).

Cachoeiro de Itapemirim possui potencial direcionado ao turismo de negócios - responde por 60% da população nacional de mármore e granito - Vargem Alta atende ao agroturismo; Muqui e Mimoso do Sul possuem casariso, que compõe o cenário do turismo histórico e cultural. Já Marataízes - cidade por onde o café era escoado - fecha a Rota dos Vales e do Café com turismo de lazer.

Rota da Costa e Imigração (Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy)

Assim como a Rota dos Vales e do Café, a Rota da Costa e Imigração (nome sugerido pelos prefeitos dos municípios componentes) tem como estratégia principal incentivar o turismo interno. O objetivo é enaltecer os imigrantes do Sul do Estado, que chegaram ao Espírito Santo pelo Porto de Anchieta, e destacar hoje o turismo de aventura.
Rota do Mármore e do Granito
O potencial das rochas ornamentais capixabas atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o Estado. O roteiro percorrido por compradores de pedras e profissionais do segmento forma a Rota do Mármore e do Granito, a primeira voltada especificamente ao turismo de negócios no Brasil. Sobressaem Cachoeiro de Itapemirim, no sul, Nova Venécia, no norte, e Vitória, no centro.

Serviço:
Informações sobre as Rotas Turísticas: www.descubraoespiritosanto.es.gov.br