06/09/2012 08h17 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Conheça os roteiros de agroturismo no feriado de independência

foto: Sagrilo/Setur
Os produtos do agroturiso fazem a estadia do visitante ainda mais agradável e saborosa.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) dando continuidade as dicas de roteiro para o seu feriado sugere o agroturismo para os capixabas e turistas que desejarem passar dias em paisagens bucólicas e desfrutando de delicias produzidas artesanalmente no Espírito Santo.

As propriedades são encontradas tanto na Grande Vitória como no interior e oferecem uma excelente oportunidade de conhecer a rotina dos moradores do campo, tudo isso com uma infraestrutura simples e aconchegante.

Berço do agroturismo capixaba Venda Nova do Imigrante, localizado a 100 km da capital, é a primeira opção quando se fala do assunto no Espírito Santo e, portanto, abriga as mais famosas propriedades. A Família Carnielli pioneira da atividade e referência na produção do "queijo da nonna" e a Familia Lorenção, responsável pela fabricação artesanal do tradicional Socol, embutido de porco trazido com os imigrantes italianos, são alguns dos exemplos de sucesso que podem ser desfrutados no município.

Domingos Martins

O município de colonização alemã é tradicionalmente um dos lugares mais desejados do Estado. Contanto com excelente infraestrutura, propriedades como casas de chá, cafés coloniais o agroturismo é certamente um grande atrativo para os visitantes que além do contato com o campo e o acesso a produtos caseiros podem participar de colheitas e presenciar o processamento dos produtos, revivendo a tradição dos imigrantes.

Os passeios de Ecoturismo na região de Pedra Azul também são uma ótima opção para conhecer as belas paisagens e desfrutar do clima ameno das montanhas capixabas. Para os que procuram ainda mais belezas, a cavalgada em direção as piscinas naturais é uma pedida.

Serra

O município da região metropolitana tem aos pés do Mestre Álvaro suas principais propriedades de agroturismo.  As paisagens bucólicas agregadas a empreendimentos aconchegantes são uma ótima opção de lazer principalmente para crianças. Além dos tradicionais produtos da culinária como café, pães e biscoitos o visitante ainda pode se divertir com minifazendas e passeios a cavalo.

O agroturismo capixaba é destaque nacional e nesse feriado as portas e porteiras estarão definitivamente abertas, escancarando a vida das pessoas do campo para capixabas e turistas. Com bela natureza, campos cultivados, clima agradável, boa comida e muita história para contar o agroturismo do Espírito Santo oferece uma grande variedade de oportunidades e opções.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br