10/05/2012 07h22 - Atualizado em 27/01/2016 15h51

Contagem regressiva para o maior evento de turismo do Estado

foto: Romero Mendonça/Secom
O Expotur 2012 vai trazer novidades para o setor de turismo.

Faltam poucos dias para o início do 8º Salão do Turismo e 3º Salão do Artesanato do Espírito Santo - Expotur 2012 - que será realizado entre os dias 25 e 27 de maio, na Praça do Papa em Vitória. O evento é uma realização da Abav-ES e conta com o apoio master do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes.

A maior vitrine de turismo capixaba é uma grande oportunidade para profissionais do setor fecharem negócios. Na edição de 2012, contará com novidades, como novo arranjo na disposição dos estandes das regiões e do turismo de aventura, e mudanças também na disposição do artesanato e da área de gastronomia. Outra novidade é que pela primeira vez o Ministério do Turismo terá um estande instalado no Expotur.

Além disso, a Setur vai realizar três grandes eventos paralelos: no dia 24, haverá o II Fórum Náutico, voltado para a captação de eventos de esportes deste segmento turístico; no dia 25, será o 3º Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação em Turismo e o 7º Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo do Espírito Santo.

A cada ano, o Expotur tem se consolidado como uma referência na divulgação dos destinos turísticos do Espírito Santo. Na edição de 2011, reuniu cerca de 23 mil pessoas e movimentou mais de R$ 11,5 milhões em produtos ligados ao turismo. O evento integra o calendário anual de atividades do Estado e se aproxima das grandes feiras do setor no Brasil.

Seguindo os moldes do Salão de Turismo nacional, o Expotur capixaba, que já conta com apoio financeiro e logístico do Ministério do Turismo (MTur), apresentará ao público o que há de melhor no Espírito Santo: das praias, manguezais, lagoas e montanhas, aos pratos mais diversificados da nossa culinária, como a polenta e o inigualável tempero dos pratos à base de frutos do mar.

Área de comercialização

A feira terá espaço exclusivo para a divulgação e comercialização de pacotes que envolvem as mais diversas modalidades de turismo. Uma delas é a área de comercialização, destinada à venda direta ao visitante de produtos e serviços turísticos. Neste espaço será possível conhecer hotéis, locadoras, parques temáticos, agências de viagens, companhias aéreas, etc.

Salão de Turismo do Espírito Santo

Salão de Roteiros Turísticos Capixaba: Em um único ambiente o visitante poderá conhecer a grande diversidade do turismo do Espírito Santo. Além dos estandes da Setur-ES e do destino indutor do Estado (Vitória), serão apresentados estandes das 10 Regiões Turísticas, conforme programa de regionalização.

Salão de Receptivos: Nos estandes do Salão de Receptivos o visitante pode adquirir pacotes, inclusive com descontos, para viagens pelos destinos capixabas.

Salão da Aventura: Este é um espaço exclusivo para a divulgação dos pacotes que envolvem as modalidades de turismo de aventura e ecoturismo. Nesta parte do salão são disponibilizadas algumas modalidades de esportes de aventura para o visitante experimentar.

Armazém da Agricultura Familiar: Nesta área o visitante poderá experimentar e adquirir produtos da Agricultura Familiar, cultivados em propriedades rurais do Espírito Santo.

Salão do Artesanato do Espírito Santo

Lojas de artesanato: Escama de peixe, fibra de bananeira, conchas, jornal, madeira e muitas outras matérias-primas inusitadas se transformam e belos objetos produzidos por artesãos capixabas.

Espaço Saber Fazer: Um espaço para os artesãos mostrarem suas habilidades ao vivo. Os visitantes podem observar a produção e até mesmo participar da atividade.

Jóias Capixabas: Peças em prata, metal escovado e pedras, feitas com materiais encontrados no Espírito Santo estarão expostas para comercialização.

O Expotur-ES é aberto ao público e tem entrada franca. Mais informações sobre o evento no site www.expotur-es.com.br (info@expotur-es.com.br)

Tel.: (27) 3636-8006 / imprensa@turismo.es.gov.br
Tania Mariano (27) 9805-1308